PUBLICIDADE
Notícias

Festival Concreto acrescenta cor à Cidade

Até o dia 28 de novembro, artistas brasileiros e de outras 11 nacionalidades difundem a arte urbana, por meio de tintas e sprays, em Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte

13:41 | 13/11/2015
NULL
NULL

Desde o dia 6 de novembro, cores e traços encompridam os olhares de quem passa por muros antes despercebidos em Fortaleza. 

A 2ª edição do Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana vai contar, até o dia 28 de novembro, com artistas brasileiros e de outras 11 nacionalidades para colorir a Capital cearense, além de Crato e Juazeiro do Norte, com o toque contemporâneo de tintas e sprays.

O artista local, Rafael Limaverde, segue em processo de criação para dar vida à um lugar improvável: a caixa d’água da Praça da Imprensa, no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Desembargador Moreira.

A pintura com cerca de 20 metros demanda uma plataforma articulada pesada, que permanece instalada no local. Por medida de segurança, Rafael conta que a intervenção vem sendo desenvolvida apenas no período noturno, por volta das 21h, pois é o horário em que a circulação de carros e de pessoas é menor.

O cartunista e ilustrador já trabalha há aproximadamente 20 anos com ilustração, pintura e xilogravura. Há oito anos também entrou no mundo da arte urbana e vê no festival uma chance que os artistas têm para expor os seus trabalhos.   

[FOTO2]

"É um grande barato para nós saber que grande parte das pessoas têm acesso à nossa arte para além das galerias, dos ateliês, das exposições, seja no caminho de casa ou na parada de ônibus. É um mínimo de pessoas que têm acesso aos equipamentos culturais", ressalta.

De acordo com o artista, cada uma de suas intervenções urbanas resultam de um processo de interação entre ele e a Cidade. "Acho que é uma relação muito importante. É um relação de troca de como a Cidade me provoca artisticamente e de como eu reajo a essas provocações, independente se as pessoas gostam ou não", explica.

Além de possibilitar o acesso a telas em muros, o Concreto promove, conforme Rafael, uma troca de ideias entre os grafiteiros. O festival também fortalece o cenário cultural e artístico local, oferecendo gratuitamente uma série de palestras e seminários que discutirão temas como a disputa entre publicidade e arte urbana por visibilidade, e oficinas variadas de lambe-lambe, zines e estêncil.

Outras intervenções

Além da pintura na caixa d'água da Praça da Imprensa, transeuntes se deparam com intervenções em diversas vias de Fortaleza como na rua Padre Ibiapina, avenida Domingos Olímpio e rua Nogueira Acioli. A ponte da Barra do Ceará e o Porto Iracema das Artes também ganharam mais cor. Ao todo, são 50 pontos de intervenção.

 

Serviço
Festival Concreto
Dias: de 6 a 28 de novembro de 2015
Local: cidades de Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte


 

TAGS