PUBLICIDADE
Notícias

Conheça as escolas com ensino de Libras em Fortaleza

16:39 | 10/11/2015

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado em cursos de ensino superior como Letras e Pedagogia, se estende para escolas públicas regulares e inclusivas de Fortaleza.

Embora a primeira escola regular de ensino bilíngue da Capital tenha sido inaugurada nesta segunda-feira, 9, a Escola de Tempo Integral Francisco Suderland Bastos Mota, outros institutos e associações conveniadas com a Prefeitura de Fortaleza oferecem o ensino de Libras. Veja algumas delas.

Instituto Cearense de Educação dos Surdos (Ices)
Atende cerca de 360 alunos surdos matriculados do ensino fundamental ao ensino médio. O instituto atende também estudantes no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Renato Braga
Outra escola pública que tem atendimento educacional especializado é a Renato Braga.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Algumas associações e institutos, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Instituto Filippo Smaldone, têm convênio com a prefeitura e atendem tanto pessoas com deficiências auditivas como com outras limitações.

Associação de Assistência à Criança Excepcional (AACE)
Oferece Atendimento Educacional Especializado a crianças com deficiências auditivas e outras limitações.

Associação Pestalozzi do Ceará
Oferece Atendimento Educacional Especializado a pessoas com deficiência como forma de assegurar a escolarização regular.

Recanto Psicopedagógico da Aldeota (Avape)
O Recanto é uma instituição de caráter filantrópico que atua nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Nele, são atendidas crianças, adolescentes e adultos com deficiência educacional, mental, autismo e múltiplas, bem como seus familiares.

Centro de Integração Psicossocial do Ceará (Bem-me-quer)
O atendimento clínico especializado do centro é conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS). Lá, é oferecido atendimento nos turnos manhã e tarde.

Instituto Moreira de Sousa
Busca reabilitar e educar alunos a partir de cinco anos de idade que apresentam déficit do nível de desenvolvimento considerado normal (Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Dificuldade de Aprendizagem). O instituto trabalha com a perspectiva da educação inclusiva de atendimento educacional especializado.

Mão Amiga
Em parceria com entidades particulares, o Mão Amiga oferece a prática de modalidades esportivas diferenciadas como uma forma de inclusão social para crianças e adolescentes de sete a 18 anos.

 

TAGS