PUBLICIDADE
Notícias

Técnicas de enfermagem paralisam parcialmente atendimento no Hospital da Mulher

Funcionárias reivindicam pagamento de quase três meses de salários atrasados. Técnica denuncia que apenas uma está indo cumprir escala de quatro profissionais

09:39 | 30/10/2015

Técnicas de enfermagem da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde do Estado do Ceará (Coosaúde) paralisaram parcialmente os atendimentos na UTI Neonatal do Hospital do Mulher, nesta semana. O POVO Online recebeu denúncia de funcionárias que dizem estar sem receber salários desde agosto. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que a situação deve ser regularizada e que o atendimento não foi prejudicado.

De acordo com uma das funcionárias (nome preservado), das quatro técnicas que fazem escala na UTI Neonatal, apenas uma delas está trabalhando normalmente. "Uma técnica está indo para não deixar o trabalho sozinho, mas gastamos transporte e alimentação para trabalhar. Não recebemos o pagamento de agosto e setembro. Agora já vai terminar outubro", critica.

O diretor do Hospital da Mulher e Coordenador dos Hospitais de Fortaleza e unidades especializadas da SMS, Francisco Alencar, explicou que verificou a situação junto à Coosaúde e à superintendência de hospitais do Estado. O contrato das técnicas é com o Hospital César Cals, que cede alguns funcionários ao Hospital da Mulher.

"Ficaram de efetuar o pagamento ontem e combinamos que o pagamento dos cooperados seria efetuado o mais breve possível. Além disso, foi garantido que o pagamento dos funcionários do César Cals seja efetuado no mesmo dia dos do Hospital da Mulher", disse Alencar. Ele afirma ainda que o atendimento não foi prejudicado, pois os dois pacientes da UTI Neonatal foram para leitos de Médio Risco, onde há supervisão de enfermeiras e médicos.

[SAIBAMAIS 2] "Não tem diferença de estrutura, os leitos da UTI e de médio risco possuem berços, respiradores, etc", cita o diretor. De acordo com ele, há 15 leitos na UTI Neonatal e dez leitos na unidade de médio porte. Nessa quinta-feira, seis leitos de médio risco estavam ocupados, além dos dois da UTI que foram transferidos.

A proporção, conforme Alencar, é de uma enfermeira para cada dez leitos, uma técnica para cada dois leitos e um médicos para cada 15 leitos. "Nós estamos com a equipe do médio risco, não há lotação. O atendimento foi otimizado sem prejuízos", completa.

O POVO Online entrou em contato com a gerência da Coosaúde, que confirmou a solicitação do repasse. A cooperativa informou que 29 auxiliares de enfermagem e 19 enfermeiros são cedidos ao Hospital da Mulher, por meio do contrato com o César Cals, onde trabalham 107 enfermeiros e 275 auxiliares de enfermagem.
 

Redação O POVO Online
TAGS