PUBLICIDADE
Notícias

O POVO conquista 3º lugar em prêmio nacional de Jornalismo e Saúde

A série de matérias que denuncia a venda de medicamentos em feiras livres de Fortaleza é de autoria das jornalistas Isabel Costa e Luana Severo

20:41 | 13/10/2015
NULL
NULL

O Especial Medicamentos, publicado no O POVO nos dias 6 e 7 de julho deste ano, conquistou o terceiro lugar na Categoria Jornal do Prêmio Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (Sindhrio) de Jornalismo e Saúde. A série de matérias que denuncia a venda de medicamentos em feiras livres em Fortaleza é de autoria das jornalistas Isabel Costa e Luana Severo.

Para Isabel, a reportagem "deu luz para um problema de saúde pública urgente e, até então, pouco observado pelo poder público. O reconhecimento, para nosso trabalho e para o tema, reforça a busca do bom jornalismo".

Luana acredita que o prêmio reconheceu o cunho investigativo das matérias. "Isso nos estimula a fazer um jornalismo que corre atrás da pauta, que fuça, que não sossega até voltar para a redação com uma história quente", aponta.

A jornalista destaca ainda que as matérias abordaram um problema que afeta "diretamente o cotidiano de muitas pessoas". "Vender medicamentos em feiras livres e adquiri-los ilegalmente, às vezes nos próprios postos de saúde, são crimes graves que existem há mais tempo do que podemos imaginar. Nosso papel, como jornalistas, foi de informar, fomentar o debate e cobrar intervenções por parte do poder público", salientou.

O prêmio, que chegou a décima edição e recebeu 184 trabalhos inscritos, é uma das principais premiações nacionais no reconhecimento de matérias jornalísticas sobre saúde. Na categoria jornal, as matérias "Área saúde cobra coerência e coordenação", do jornal O Estado de S. Paulo, e "Planeta Insalubre", do Correio Braziliense, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Confira abaixo as matérias:

[FOTO2][FOTO3][FOTO4][FOTO5][FOTO6] 

Redação O POVO Online 

TAGS