PUBLICIDADE
Notícias

Manifestantes aceitam propostas com pequena modificação; Secultfor será desocupada nesta quinta

Roberto Cláudio e o secretário de cultura, Magela Lima, estão no prédio da Secultfor para assinar o acordo

16:24 | 21/10/2015
NULL
NULL

Atualizada às 19h25min

O #OcupaSecultfor aceitou as propostas do prefeito Roberto Cláudio, após assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 20. Os artistas informaram que a única modificação apresentada para o acordo foi de que o incentivo de R$ 1,5 milhão não seja divulgado como uma nova edição do Edital das Artes.

''Sabemos que tem que ter flexibilização, mas é um valor baixo para um edital, então deve ser lançado como uma forma de incentivo'', explicou o ator Ari Areia. "Seria um retrocesso muito grande considerar esse investimento como Edital das Artes, num valor muito menor do que foi lançado há quatro anos atrás. É uma ação de fomento da Prefeitura", explica a diretora teatral Herê Aquino.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), o encontro ocorreu no fim do dia, e o prefeito foi recepcionado pelos artistas, que estavam em festa na unidade.

Durante a conversa, Roberto Cláudio reiterou a importância do movimento e agradeceu a forma pacífica com que foi realizada a ocupação, que durou sete dias. Os artistas ressaltaram que a sede foi preservada e levaram RC para visitar o interior da unidade.

O prefeito destacou ainda a "importância histórica" da reivindicação da classe artística para Fortaleza, parabenizando e reforçando que a vitória é de toda a cidade.

Para o secretário de Cultura, Magela Lima, o momento se apresenta como único para a Cultura da Capital. O titular da Secultfor comemorou o compromisso assumido pelo prefeito com os artistas em transformar o Edital das Artes em uma política pública do município.
[FOTO2]

[FOTO3] 

2016

O acordo com o prefeito garante, então, que a primeira edição do Edital das Artes na gestão RC seja lançada até julho do próximo ano, no valor de R$ 4 milhões.  Acrescente a isso, a garantir a institucionalização do edital.

Um documento com o resultado das negociações foi redigido por assessores jurídicos da prefeitura e do movimento. Além de Roberto Cláudio, o secretário de Cultura, Magela Lima, estiveram no prédio da Secultfor para assinar o acordo.

[SAIBAMAIS 3] A desocupação está marcada para a manhã desta quinta-feira, 22, depois de uma limpeza coletiva e uma vistoria do prédio acompanhada por artistas e membros da Secultfor. "Essa vistoria é para atestar que o local está do mesmo jeito que antes, que não foi danificado. E os mantimentos que arrecadamos serão doados a uma instituição de caridade", comentou o ator Ari Areia.

Redação O POVO Online

TAGS