PUBLICIDADE
Notícias

Manifestação contra PL 5069 acontece nesta sexta na Praça do Ferreira

11:10 | 30/10/2015

Por volta das 16h desta sexta-feira, 30, ativistas concentram-se na Praça do Ferreira, no Centro, em protesto contra o Projeto de Lei (PL) 5069/2013, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira. Ativistas consideram a ação uma "violência" contra as mulheres.

O texto tipifica como crime facilitar a prática de aborto e propagandear de métodos abortivos. As penas podem chegar a três anos, caso se trate de um agente de saúde, sendo acrescido À pena um terço desse tempo caso se trate de um agente de saúde o facilitador. O projeto ainda exige que, em caso de estupros, seja necessário, para disponibilização do aborto, a feitura de exame de corpo de delito e comunicação do crime à autoridade policial.


Na noite da última quarta-feira, 28, cerca de mil pessoas, em sua maioria mulheres, se reuniram no Centro do Rio de Janeiro, para protestar pelos direitos da mulher. Grupos organizados e coletivos femininos levantavam bandeiras a favor da legalização do aborto e da saída do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha.

 

Em Fortaleza, a professora Aline Albuquerque fez, via Facebook, um chamado para uma manifestação contra o texto. Ao contar com a adesão de diversos grupos feministas surgiu o "Buliu com todas!".

"O PL é um retrocesso, pois tira o que já tínhamos garantido", diz Aline, citando o direito tido pelas mulheres de abortar após um estupro sem necessidade de registro de ocorrência. Aline considera que a delegacia é um ambiente hostil a uma mulher que sofreu estupro, visto ela estar "fragilizada" e ter que responder questões como "a roupa que usava no momento do crime". A vítima se sente culpabilizada pela agressão, defende a ativista.

Até o meio-dia desta sexta-feira, 2,4mil pessoas confirmaram presença no evento, via Facebook.

Saiba mais:
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1933990650188093/

TAGS