PUBLICIDADE
Notícias

Grupos cearenses se apresentam em festivais em Chile e Cuba

Espetáculos "O Cantil", do Teatro Máquina, e "Criaturas de Papel", do Bricoleiros, viajam por meio da Rede Internacional de Circulação Cênica

18:05 | 16/10/2015
NULL
NULL
No próximo dia 22, o grupo Teatro Máquina embarca para Havana, em Cuba. Eles apresentarão “O Cantil” no 6º Festival Internacional de Teatro de La Habana (FTH). Logo depois, será a vez da equipe do Bricoleiros seguir para o Chile, onde apresentarão “Criaturas de Papel” no 8° Festival Cielos del Infinito.
 
“A experiência não é simples”, diz Fran Teixeira, diretora do Teatro Máquina. Ela já viajou com a companhia para a Escócia, onde se apresentaram no Festival de Edimburgo, há dois anos. “Sempre existe uma dificuldade inicial, mas dessa vez nosso espetáculo não tem linguagem falada, não tem palavra”.
 
A explicação é conceitual. Pensada inicialmente para articulação de bonecos, a peça trata de uma relação de desconfiança entre patrão e empregado. “Descobrimos durante a elaboração que era suficiente se comunicar apenas por gestos. Decidimos suprimir a palavra e dar mais força para a construção gestual”.
 
[SAIBAMAIS2]Fran conta ainda que há uma dificuldade de movimentos nos atores que articulam uns aos outros como bonecos. “Há uma dinâmica entre manipulador e manipulado que lembra muito a relação patrão e empregado”.
 
O grupo Bricoleiros, em seu “Criaturas de Papel”, mescla teatro negro e marionetes confeccionadas em papel. O espetáculo já circulou 49 cidades, no Brasil, e nove municípios cearenses, além de apresentações em Cabo Verde. Eles se apresentarão na patagônia chilena nos dias 30 de outubro, em Puerto Natales, e 03 de novembro, em Punta Arenas.
 
Também em outubro, por meio da Rede Cênica, nos dias 10 e 11 a Cia. Dita, do bailarino e coreógrafo Fauller, esteve no Festival Internacional de Artes Escénicas (FIDAE 2015), em Montevidéu, no Uruguai.
 
Leandro Guimarães, coordenador do projeto de circulação internacional da Rede Cênica, destaca a importância de levar produtos culturais locais para o exterior. “Circular com recurso próprio é muito difícil”, diz. “É uma grande conquista porque poucos grupos teriam oportunidade de circular sem esse tipo de incentivo”.
 
O apoio cultural é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura (Lei 13.811), e Coelce.
Redação O POVO Online
TAGS