PUBLICIDADE
Notícias

Estudantes da UFC comemoram conquistas após greve

Entre outros avanços, o movimento estudantil conseguiu a garantia da reitoria em relação a concessão de auxílio-creche para pais e bolsas de extensão para alunos dos cursos pré-vestibular da UFC

11:05 | 13/10/2015

Com o fim da greve dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), os estudantes, que também estavam em greve, devem normalizar as atividades acadêmicas. O Comando de Greve Estudantil divulgou nota, nesta terça-feira, 13, comunicando a decisão e comemorando as vitórias do movimento.

 

“Compreendemos que as conquistas que alcançamos até agora são significantes para o dia a dia dos/as estudantes da UFC, mas sabemos que precisamos de muito mais”, diz o texto. Representantes participaram de rodadas de negociação com a reitoria em 1º, 11 e 21 de setembro. Uma nova reunião está agendada para quarta-feira, 14.

São celebradas conquistas como o auxílio-creche para homens, que passará a ser concedido, em 2016, também aos pais em situação de vulnerabilidade socioeconômica com crianças de até quatro anos. Também foram atendidas pela reitoria: a concessão de bolsas de extensão a alunos do cursinho preparatório para o Enem feito pela UFC, que valerá a partir de 2016; o estabelecimento de ônibus intra-campus em Sobral; e a implantação de comissão permanente de Direitos Humanos.

O auxílio-creche também será reajustado, conforme os índices de inflação de 2014 e de 2015. Os estudantes pleiteavam a construção de uma creche universitária, mas a reitoria afirma ter como compromisso apenas a manutenção e ampliação do auxílio-creche.

 

[SAIBAMAIS3]

Com relação ao Restaurante Universitário (RU), a reitoria prometeu “avaliar as condições necessárias” para a disponibilização de café da manhã a todos os estudantes — e não somente aos residentes —, para o funcionamento aos sábados e a extensão do horário do jantar até as 20h. Esta, “se não implicar custos com pagamento de pessoal sobre o orçamento de 2015”, será implantada ainda este ano, prometeu a reitoria.

A greve estudantil ainda cobrava a conclusão de obras da universidade, como as no campus de Sobral e das reformas no RU do campus do Pici, além das obras nas residências universitárias. A reitoria afirmou que as obras de Sobral estão em estágio avançado, citando que o RU está terminado e que o novo prédio do Curso de Odontologia está em fase de conclusão, já recebendo, inclusive, diversas atividades acadêmicas. As obras do novo edifício que sediará os cursos de Psicologia, Finanças, Ciências Econômicas e Música estão sendo executadas “em ritmo normal”. Sobre as demais obras, a Superintendência de Infraestrutura da UFC passou a disponibilizar horário semanal para atender os estudantes interessados em informações.


Também foram firmados compromissos para que os bolsistas sejam, de fato, alocados em atividades acadêmicas de seus cursos, diferentemente do que ocorre conforme denúncia dos grevistas. Os estudantes estariam realizando atividades próprias a técnicos-administrativos, segundo o movimento. “Em 2014 e 2015 mais bolsistas foram encaminhados para setores acadêmicos, tais como laboratórios e bibliotecas. Em 2016 pretendemos concluir todo o trabalho de realocação dos estudantes dessa modalidade de bolsa”, afirmou a reitoria.

A greve, porém, não alcançou dois objetivos: a ampliação dos serviços de assistência médica para estudantes de pós-graduação e o reajuste do valor das bolsas de graduação. Este, por depender de referencial nacional, só pode ser reajustado com base nos valores estabelecidos para as bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Já os serviços de assistência médica são mantido com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e, por definição normativa, somente os estudantes de graduação podem ser atendidos pelo programa.

Redação O POVO Online
TAGS