PUBLICIDADE
Notícias

Conselho aprova tombamento de primeiro conjunto arquitetônico de Fortaleza

O conjunto possui interesse histórico e valor arquitetônico, integrando imóveis do fim do século XIX e início do século XX que conservam muitas características originais

11:55 | 02/10/2015
NULL
NULL

O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) aprovou nessa quinta-feira, 1°, por unanimidade, o tombamento do conjunto arquitetônico que integra Colégio Imaculada Conceição, a Igreja do Pequeno Grande, a Escola Jesus, Maria e José e a Escola Justiniano de Serpa, localizados no entorno da Praça Filgueiras de Melo, no Centro da cidade.

Esse foi o primeiro tombamento do tipo em Fortaleza e, agora, o decreto segue para a assinatura do Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (Pros). A instrução de tombamento foi elaborada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural, em parceria com o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Iepro).

De acordo com a instrução de tombamento, o entorno do conjunto conserva inúmeros imóveis do fim do século XIX e início do século XX que mantêm muitas características originais. Além disso, possui elevado interesse histórico e valor arquitetônico.

Valor histórico e arquitetônico
O historiador Renato Freire e a arquiteta Susana Caramelo foram os responsáveis pela elaboração e apresentação do documento de tombamento. “É um patrimônio escolar, marca um ponto de virada da educação de Fortaleza. Antes, as instituições de educação eram mais simples, geralmente prédios alugados com usos diversos”, explica Renato.

O prédio do Imaculada Conceição foi construído em 1856, quando ainda era um hospital.  Um ano depois virou o Colégio dos Educandos, e apenas em 1867 virou o colégio histórico. “Foi com a vinda das freiras francesas que virou o Imaculada, no contexto da Belle Époque de Fortaleza, com influencia das ideias de modernidade estética”, cita o historiador.

A Igreja do Pequeno Grande foi uma das capelas construídas pelas freiras devido à ampliação do número de estudantes do Imaculada. Construída em 1903, era uma das mais luxuosas antes da Igreja da Sé, conforme Renato. “Foi o palco de formaturas de alunos na década de 50, todos esses eventos aconteciam lá”.

A Escola Jesus, Maria e José, inaugurada em 1905, era parte do princípio das freira de que “educação é um ato de caridade” . "Enquanto o Imaculada teve aquela grande procura da elite, as freiras o construíram para ser uma espécie de escola das primeiras letras, como chamaríamos hoje de escola profissionalizante", indica Renato.

O Justiniano Serpa, que antes estava localizado na Liberato Barros (esquina com a 24 de Maio), foi construído na Praça Figueira de Melo em 1923. “Antes era a Escola Normal, que marca a responsabilidade do Estado com a educação. Antes, ainda não havia essa identificação”, completa.

Localização
O Colégio Imaculada Conceição ocupa a quadra situada entre as ruas Coronel Ferraz, a oeste, Costa Barros, ao norte, 25 de março, a leste, e a avenida Santos Dumont, ao sul, integrando na confluência das avenida Santos Dumont, com a rua Coronel Ferraz, a Igreja do Pequeno Grande.

O edifício da antiga Escola Jesus, Maria e José, propriedade da Arquidiocese de Fortaleza, está localizado entre as ruas Coronel Ferraz e Visconde de Sabóia e o início da avenida Santos Dumont. Voltada para a lateral da Igreja do Pequeno Grande, o edifício está devoluto e a área de recuo é ocupada como estacionamento.

O edifício do Colégio Estadual Justiniano de Serpa, antiga Escola Normal, está localizado no centro da Praça Figueira de Melo, entre a avenida Santos Dumont, ao norte, e as ruas 25 de março, a leste e Coronel Ferraz, a oeste.

Casa de Juvenal Galeno
Na quarta-feira, 2, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado do Ceará (Coepa) decidiu pela abertura do processo de tombamento da Casa de Juvenal Galeno. Com isso, o imóvel fica tombado provisoriamente por um ano, prazo para a formação de uma comissão especial de três conselheiros - que devem elaborar o estudo e a apresentação do relatório sobre a edificação.

A Casa está localizada na rua General Sampaio, 1128,  com programação cultural e educativa desde 1919. Em 1954, o imóvel foi instituída por lei como órgão de cultura do Estado do Ceará, e no ano de 1966 passou a integrar o Serviço de Difusão da Cultura. Atualmente, mais de 20 associações e entidades são acolhidas, conforme a Secult.
 

TAGS