PUBLICIDADE
Notícias

Ceará registrou 1.621 casos de estupro em 2014, aponta estudo

Considerando apenas os boletins de ocorrência, em 2014, houve um estupro a cada 11 minutos no Brasil. Oito estados superam o Ceará no ranking

18:35 | 09/10/2015

O Ceará teve 1.621 casos de estupro registrados em 2014, segundo dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e disponibilizado nesta sexta-feira, 9.

O número representa uma queda de 54 casos em relação a 2013, que registrou 1.675 ocorrências. Os dados incluem estupro e estupro de vulnerável.

A publicação traz dados do setor de segurança pública no Brasil em 2014 e representa a principal referência técnica nacional visando transparência de informações no País. Além de dados de crimes sexuais, o Anuário apresenta informações por estados de crimes violentos letais intencionais, roubos e furtos de veículos, população carcerária e de jovens cumprindo medidas socioeducativas.

Entre os números que chamam mais atenção, estão os dados de estupro. Ao todo, o Brasil registrou 47.643 ocorrências dessa natureza. Apesar de haver uma queda de 6,7% em relação ao ano anterior, o FBSP destaca que não é possível afirmar que realmente houve redução, já que “a subnotificação deste tipo de crime é extremamente elevada”.

Considerando apenas os boletins de ocorrência, em 2014, houve um estupro a cada 11 minutos no Brasil. Oito estados superam o Ceará no ranking; são eles: Bahia; Pará; Paraná; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina e São Paulo.

O relatório que mostra entre 136,1 mil e 476,5 mil estupros no País em 2013, se baseia em projeções distintas. A mais otimista trabalha com estudos internacionais, como o “National Crime Victimization Survey (NCVS)”, que apontam que apenas 35% das vítimas desses crimes costumam prestar queixas. Já a pior previsão, que o FBSP acredita estar mais próximo da realidade, se apoia no estudo “Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde”, do Ipea, que aponta que apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento da Polícia.

“A comparação com as taxas de países europeus, como a Suécia, onde a taxa de estupros é 150% superior à brasileira, sugerem que a subnotificação deste crime é realmente maior no Brasil”, destaca Samira Bueno, diretora executiva do FBSP.

Capital

Nos dados por capitais brasileiras, Fortaleza aparece com registro de 517 casos de estupro em 2014, contra 627 notificados em 2013.
A capital cearense é superada, nesse quesito, por outras sete capitais, tais como: Belém; Brasília; Curitiba; Manaus; Rio de Janeiro; Salvador e São Paulo.

Outros crimes

Conforme o Anuário, quase 500 mil veículos foram roubados ou furtados em 2014 no País. E em relação à população carcerária, o número de presos no sistema penitenciário do País cresceu 5,8% entre 2013 e 2014.

O relatório alerta que, “mantido o ritmo, em 2030, ano em que a ONU pactuou como base para o cumprimento de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, anunciados em setembro de 2015, o Brasil terá alcançado uma população prisional de 1,9 milhão de presos adultos”.

Redação O POVO Online

TAGS