PUBLICIDADE
Notícias

Campanha realiza 65 cirurgias gratuitas em Fortaleza

Realizada pela 20ª vez na capital cearense, o programa humanitário realiza cirurgias nos portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina)

11:29 | 20/10/2015
NULL
NULL

Os portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina), terão uma oportunidade única para efetuarem cirurgias de forma gratuita. Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro Fortaleza recebe a 20ª Operação Sorriso. O programa humanitário realizará 65 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adolescentes fissurados. As seleções dos portadores serão efetuadas no Hospital Infantil Albert Sabin no próximo dia 28 de outubro, às 8h.

De acordo com a coordenadora dos Programas Humanitários da Operação Sorriso, Luciana Garcia, cerca de 60 voluntários de diversas regiões do país estarão envolvidos com o programa. “Em todas as edições temos uma enorme vontade de ajudar e proporcionar sorrisos ao máximo de pessoas possíveis. Os que não conseguirem ser operados serão encaminhados para o serviço local. Teremos colaborados de oito especialidades: Cirurgia Plástica, Pediatria, Anestesiologia, Enfermagem, Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia e Genética", afirmou a coordenadora.

Ainda segundo Luciana Garcia, Fortaleza é um roteiro tradicional da missão. “Desde 1997, já foram realizadas em Fortaleza mais de 32 mil consultas em pacientes. Quase duas mil pessoas foram operadas e mais de dois mil procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários na cidade. É sempre uma alegria voltar para realizar esse trabalho que beneficia tantas pessoas”, disse.

Sistema de prontuários eletrônicos

Para trazer mais segurança e ajudar na organização das informações dos pacientes, a Operação Sorriso usará pela primeira vez no Brasil um sistema de prontuários médicos eletrônicos, generosamente doado pela Sláinte Healthcare.

“Após ser testada em outros países, chegou nossa vez de contar com essa tecnologia. Todo o processo será otimizado, desde a triagem até o pós-operatório. Os prontuários eletrônicos, que utilizam o sistema VITRO, nos permitirão agilizar o tempo dos profissionais envolvidos, além de oferecer mais segurança no controle de informações médicas dos pacientes”, explica a diretora executiva da Operação Sorriso, Ana Stabel.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 300 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento.

 

SERVIÇO:

Programa humanitário da Operação Sorriso em  Fortaleza (CE)

Dia de seleção dos pacientes: 28 de outubro de 2015

Horário: a partir das 8h

Informações: (85) 3101-4214

Datas das cirurgias: 30 de outubro a 2 de novembro

Local: Hospital Infantil Albert Sabin — Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União, Fortaleza (CE)

 

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org.br

 

Redação O POVO Online

TAGS