PUBLICIDADE
Notícias

Alunos cearenses participam de feira internacional

Estudantes de 14 escolas do Ceará exibirão projetos na 30ª Mostra Internacional de Ciência e Teconologia (Mostratec), no RS

18:27 | 16/10/2015

Dezoito projetos, de 14 escolas cearenses, estarão sendo apresentados na 30ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, entre 27 e 30 de outubro.Representantes de 19 países farão parte do evento, que reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade.

Yuri Carvalho Teixeira, 17, é um desses jovens. Com o sonho de seguir uma carreira acadêmica e construir um projeto que leve "mais qualidade de vida às pessoas", ele já deu o primeiro passo. Aluno da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) José de Borba Vasconcelos, em Maracanaú, Yuri faz parte da equipe que desenvolve o projeto "Qualiágua: o uso do carvão ativado de coco verde na melhora da qualidade de vida".

"Essa é a porta de entrada para ajudar a sociedade. Quando eu vi o impacto que nosso projeto poderia ter, isso me serviu de mais impulso", afirmou o estudante. O gosto pela Ciência foi incentivado pelas leituras e culminou com as feiras realizadas pela escola. A maior dificuldade encontrada, segundo Yuri, é a falta de apoio financeiro. "Não vêm recursos e pesquisas em laboratório são muito caras. Aqui na escola não tem suporte para análises de microbiologia e fisico-química, por exemplo", contou.

Para a orientadora do projeto, a professora de Química Suiane Costa Alves, a iniciação científica ainda no ensino médio abre o horizonte dos alunos e muda a perspectiva de futuro e trabalho. "O mais importante é porque eles estão contribuindo para a melhoria da própria comunidade", avaliou.
 
De acordo com a professora, o carvão do coco verde, quando ativado, é capaz de fazer a regulagem de aspectos físicos e químicos da água e, portanto, purificá-la. "Estamos tentando uma parceria com o governo do Estado para conseguirmos uma empresa que faça a ativação do carvão aqui no Ceará", destacou Suiane.  

RELAÇÃO DAS ESCOLAS E PROJETOS DO CEARÁ
 
E. E. F. M. José de Borba Vasconcelos - Fortaleza
 
Qualiágua – O uso do carvão ativado do coco verde na melhora da qualidade de vida – alunos: Rebeca Rocha da Silva e Yuri Carvalho Teixeira; orientadora: Suiane Costa Alves.
 
E. E. F. M. Professor Paulo Freire – Fortaleza
 
Gerando energia no telhado – alunos: Paulo Cleber Farias da Silva Filho e Thales Wylmar de Oliveira Santos; orientadores: Antonio Cleidson Costa Rufino e Werlayne Stuart Soares Leite.
 
Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni – Fortaleza
 
OBG – Uma luta contra o processo de homogeneização cultural – alunos: Letícia Karen do Nascimento Salviano, Nayara Eveline Matos Araújo e Victor Mateus Nogueira Antunes; orientadores: José Wellington Leite Teófilo e Fabrício Pereira Maciel.
 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – Juazeiro do Norte
 
Reciclagem do óleo comestível usado para a produção de biodiesel, glicerina e sabão fase III: comparação do biodiesel com o diesel fóssil – alunos: Allana Luciano de Lucena, Cicero Paulo dos Santos Silva e Maria Jéssica da Silva; orientadores: Ricardo Ferreira da Fonseca e Adolfo Átila Cabral Moreira.
 
E. E. M. Governador Adauto Bezerra – Juazeiro do Norte
 
Reaproveitamento de óleo vegetal usado e da fibra de coco para produção de lenha ecológica e a formulação de filtro de ar revestido com nanotubos de TiO2 – aluno: Pedro Victor Dias de Souza; orientadora: Luiza Maria Valdevino Brito.
 
Colégio Paraíso – Juazeiro do Norte
 
Drogas, melhor prevenir a epidemia nos jovens que tratar os adultos – alunas: Clarice Maria de Moraes Ferreira, Isabel de Lima Pinheiro e Luana Cruz Queiroz Farias; orientadores: Ricardo Ferreira da Fonseca e Walter José Pereira dos Santos.
 
Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano – Crateús
 
Interdisciplinaridade e as tecnologias: o uso de aplicativo como complemento no processo de ensino-aprendizagem – alunas: Ana Luiza Lima Vieira e Milena Oliveira Mota; orientador: Maciel Bomfim do Nascimento.
 
E. E. E. P. Osmira Eduardo de Castro – Morada Nova
 
Casa acessível – alunos: Michelly Karen Diógenes Pereira e Rômulo Henrique Silva Cavalcante; orientador: David Ohara Damasceno de Lima.
 
E. E. E. P. Otília Correia Saraiva – Barbalha
 
DEO – Detector de Erros Ortográficos – alunos: Adriel Vieira Santos e Kayc Emmanuel de Luna Brito; orientador: Rafael de Souza Lima.
 
E. E. E. P. Professor Walquer Cavalcante Maia – Russas
 
Precontec: os crimes são virtuais, mas as vítimas são reais – alunos: Douglas Muniz Rodrigues e Edvan Benedito da Silva; orientadora: Nara Michele de Oliveira.
 
E. E. M. Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel
 
Desenvolvimento e aplicação de metodologias alternativas no ensino-aprendizagem de história local: uma forma de embate à homogeneização cultural – alunos: Débora Pessoa Sousa e Victor Oliveira Cunha; orientadores: Iara Valente do Nascimento Nogueira, Maria Edilma Saboia Santos e Francisco Augusto Oliveira Santos.
 
Colégio Estadual Paulo Saraste – Canindé
 
Lixo eletrônico: preservano o meio ambiente com a destinação correta – alunos: Hamilton Soares Viana Junior e Raimundo Natanael Pinho Alves; orientador: Francisco Renato Jorge de Sousa.
 
Normal Rural – Limoeiro do Norte
 
Efeito estufa: uma simulação na germinação de plantas – aluna: Adriana Mendes; orientadoras: Renata Chastinet Braga, Maria Juciene Lima Chaves e Keline Sousa Albuquerque Uchôa.
 
E. E. E. P. Salaberga Torquato Gomes de Matos – Maranguape
 
Roteiro turístico ambiental, cultural e religioso de Maranguape – alunos: Bruno Gabriel Rodrigues de Abreu e Caio Pontes Bezerra; orientadores: Maria das Graças França Sales e Dhenis Silva Maciel.
 
Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França – Bela Cruz
 
Os sonhos não podem morrer no trânsito – alunos: Beatriz Marques Moura e Emanuel Henrique Adriano Araújo; orientadores: Arilene Moreira Lins de Alexandria e Fernando Nunes de Vasconcelos.
 
E. E. M. Deputado Joaquim de Figueiredo Correia – Iracema
 
Cristalização do poliestireno expandido: um novo método de gerenciamento ambiental na área marítima e civil – alunos: Gabriel de Moura Martins e Myllena Cristyna da Silva Braz; orientadores: Érica Bezerra Costa e Helyson Lucas Braz.
 
E. E. E. P. Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaisseau – Crato
 
Bioconstrução: “Redefinindo o pensamento sobre sustentabilidade” – alunas: Bibiana Belisário Santana e Laís Guimarães Galvão; orientadoras: Aline Paulino de Freitas Lima e Clara Magda Barbosa Alexandre.
 
E. E. F. M. Governador Adauto Bezerra – Monsenhor Tabosa
 
Acessibilidade e mobilidade – melhorando a qualidade de vida de pessoas com deficiência física com uma robótica inclusiva – alunos: Davi Andrade e Marcelo Nascimento da Costa; orientador: Francisco Iran Pinho Junior.
 
 
 
Redação O POVO Online 
TAGS