PUBLICIDADE
Notícias

Adolescentes fogem em rebelião no Centro Socioeducativo Passaré

Os internos quebraram grades da unidade e atearam fogo em colchões e um carro de um dos funcionários do Centro. 19 adolescentes ainda estão foragidos

13:44 | 26/10/2015
NULL
NULL

Adolescentes em conflito com a lei fizeram uma rebelião no Centro Socioeducativo Passaré, localizado na rua rua Eldourado, e pelo menos 45 fugiram da unidade, na manhã desta segunda-feira, 26. A Polícia informou que 26 foram recapturados, mas a contagem dos detentos ainda está em andamento. Essa foi a segunda rebelião na unidade registrada em menos de 24 horas.

O motim começou por volta das 8h40min, e os internos quebraram grades e objetos da unidade. Além disso, atearam fogo em colchões e em um carro de um dos funcionários do Centro. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) informou que o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Choque e viaturas do Ronda do Quarteirão e Comando Tático Motorizado (Cotam) foram enviadas ao local para controlar a situação.

Segundo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a ação foi contida por volta das 12 horas, e as informações preliminares são de que 19 internos ainda estão foragidos.

De acordo com o juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístines, essa foi, possivelmente, a maior rebelião do Passaré. “Os orientadores tentaram controlar os internos, mas eles foram rendidos e a situação fugiu do controle até a chegada da Polícia. Tudo que dava para queimar eles queimaram e o que dava pra quebrar foi quebrado”, explica.
[FOTO2]
[SAIBAMAIS 3] A unidade, que opera acima da capacidade máxima, também já estava com dormitórios danificados de outras rebeliões, conforme Clístenes. “Nas outras vezes a parte da administração foi preservada, mas dessa vez conseguiram alcançar até isso. Enquanto uma parte quebrava e ateava fogo, um grupo conseguiu pular o muro”, diz ele.

No domingo, 25, os internos também realizaram uma rebelião na unidade, que acolhe cerca de 170 internos. “O Centro estava com 200 adolescentes, mas com as últimas rebeliões alguns foram transferidos para o Centro novo de Canindezinho. Temos informações de que apenas cinco dormitórios estavam funcionando adequadamente, devido às rebeliões passadas”, frisa Clístenes.

Tumulto na área

A aposentada Neide Rosa, que mora há 14 anos próximo ao Centro Socioeducativo Passaré, reclama das constantes rebeliões na unidade. “Eu sinto pelas mães deles, sou mãe e avó, mas essa situação precisa ser controlada. De dois meses para cá está um inferno, quase todo dia tem rebelião. É  tiro e pedra na porta de casa”.

Neide afirma que ela e os familiares vivem trancados e esperam que as autoridades “tenham misericórdia”. “Um local urbano desse não tem condição de ter um Centro assim. Nós não temos liberdade para sair, alguma providência precisar ser tomada”, avalia. 

 

*Colaborou Germana Pinheiro

TAGS