PUBLICIDADE
Notícias

Saiba como ajudar os refugiados no Ceará e no mundo

10:39 | 08/09/2015
NULL
NULL
A foto do pequeno Aylan Kurdi despertou o mundo e conseguiu sensibilizar a União Europeia para a questão emergencial da migração, que assola o continente. Como a família da criança, milhares enfrentam perigosas travessias para fugir da guerra e da miséria. As entidades que ajudam essas pessoas são mantidas, em sua maioria, por doações. E por isso, vale saber como ajudá-las.

O Ceará, por exemplo, conta com o trabalho da Pastoral do Migrante da Arquidiocese, ligada à Cáritas Brasileira – uma entidade que desenvolve projetos de transformação social. Em 2014, 11 sírios foram flagrados com passaportes falsos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A família ficou alojada na Paróquia da Paz, no bairro Meireles.

[SAIBAMAIS2]''Aquele grupo de sírios já tinha passado por muitas dificuldades e ainda tinha a barreira da língua árabe. Foi preciso estabelecer a confiança, porque eles chegam muito abalados de um conflito regligioso”, explica a irmã Clotilde Pellegrini, uma das coordenadoras da Pastoral do Migrante. Apesar de o Brasil se destacar como destino entre os vizinhos da América Latina, a maioria das demandas do Estado é de migração nacional e urbana.

“Aqui, temos mais a migração interna, não é tanto a questão de refúgio. Nós acompanhamos os presos estrangeiros, desenvolvemos projetos com os estudantes que vêm do exterior para estudar, mas estamos interessados na migração urbana, dentro do Interior do Ceará”, frisa a irmã. Com cerca de 20 voluntários, a entidade leva equipes aos municípios de São Gonçalo do Amarante e Redenção, onde a demanda urbana é maior. Veja como ajudar:

Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza
Pastoral do Migrante

Av. Dom Manoel, 339, no Centro
Fone: (85) 9 87 01 48 18 – Irmã Clotilde* ou (85) 3388-8716 – número da Cáritas
E-mail: migrante.arq.fortaleza@gmail.com
*A irmã indica o número dela para marcar doações presenciais

Acnur
A agência de refugiados da ONU promove campanhas específicas para arrecadar verba para famílias refugiadas. O dinheiro é direcionado à compra de itens como kits de cozinha e mosquiteiros para proteger crianças de doenças como malária.

Unicef
Doações serão usadas para campanhas de imunização contra sarampo, compra de kits de material escolar, compra de cobertores e sachês de micronutrientes para ajudar as crianças a sobreviverem ao inverno. Ajude crianças sírias aqui.

Rescue International
A ONG, uma das poucas que trabalha em ilhas gregas que vêm recebendo milhares de refugiados diariamente, afirma que as doações serão usadas para comprar kits de higiene para as famílias refugiadas, compra de latrinas e alimentos especiais para crianças desnutridas. Clique aqui.

Adus
O Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado) é uma entidade que apoia refugiados que vivem em São Paulo. Saiba mais aqui.

Save the Children
Trabalha em países de onde as famílias estão fugindo, como a Síria, e em outros, que são rotas de fuga e destino final, como Turquia e Itália, onde, segundo a ONG, mais de 6 mil crianças refugiadas chegaram sozinhas. Saiba mais aqui.

Médicos Sem Fronteiras
Trabalha internacionalmente para oferecer assistência psicológica e tratamento nutricional a refugiados e às pessoas que se deslocam internamente em seus países. A entidade estrutura hospitais em campos de refugiados e ajuda mulheres a darem à luz com segurança, além de vacinar crianças para prevenir epidemias e dar acesso a água potável. Doe aqui.
TAGS