PUBLICIDADE
Notícias

Ponte principal do Parque do Cocó está interditada para reforma

10:16 | 14/09/2015
NULL
NULL

A ponte principal do rio Cocó, nas trilhas que ficam na avenida Sebastião de Abreu, está interditada para reforma. O equipamento oferecia risco de acidente aos frequentadores do maior parque urbano de Fortaleza. Uma semana depois do O POVO publicar  matéria alertando para 25 problemas no mangue, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Sema) proibiu o acesso ao local de observação.


A interdição atinge toda à extensão da trilha do rio, onde há duas pontes danificadas e a marcação da margem da mata está destruída. As duas passarelas – uma de solo e outra sobre um dos braços do Cocó – , estão com o piso apodrecido e o corrimão quebrado com pregos expostos. Como não houve manutenção, há pelo menos três anos, a ponte sobre o rio Cocó ameaçava desabar.

 

No interior da floresta urbana existem 8 pequenas pontes de madeira, duas escadarias (Sebastião de Abreu e Engenheiro Santana Júnior) e um píer. Todos os equipamentos necessitam de restaurações pontuais ou modificações. As pontes das trilhas do rio, túnel e ninfeias poderiam ser curvadas para evitar o contato com a água na época das cheias no mangue.

 

No mês passado, a Sema iniciou uma série de consertos nas trilhas da Sebastião de Abreu. De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, até o fim de outubro deste ano o Parque será entregue reformado. Serão gastos R$ 265.195,50 em diversos serviços e novidades, como a construção do Cine Cocó (na área da gerência do Parque) e 150 metros de rampas para acessibilidade.

 

As trilhas do Parque do Cocó foram abertas entre 2003 e 2006 pelo então governador Lúcio Alcântara. A grande pendência para a floresta, hoje, é a falta de regulamentação e ampliação das poligonais da mata. O governador Camilo Santana prometeu regularizar até o fim deste ano. Os atuais 1.155,2 hectares do Parque do Cocó foram ilhados por causa de ocupações irregulares e da especulação imobiliária em Fortaleza.

 

 

TAGS