PUBLICIDADE
Notícias

Paciente que aguarda por leito de UTI será transferida

Eliana está doente há cerca de 15 dias e passou por cirurgia depois de uma necrose intestinal, precisando ser hospitalizada em UTI

13:53 | 01/09/2015

Atualizada às 21h30min

Após quatro dias de espera, Eliana Ribeiro de Souza, 28 anos, que está em coma no hospital de Quixeramobim e precisa de um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), será transferida para o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântra (HGWA), em Fortaleza. A irmã dela, Maciana Ribeiro de Souza, denunciou a espera ao O POVO Online nessa segunda-feira, 31, e aguardava, sem previsão até a publicação da notícia, uma vaga para UTI em qualquer hospital do Estado.

 

Por volta das 21h30min desta terça-feira, 1º, a família foi informada da transferência e aguarda ambulância do Samu para realizar o trajeto.

 

Sem previsão

 

"Assim que divulgamos a história, disseram que tinha um leito no Waldemar. O problema é que essa vaga só vai ser liberada quando um paciente de lá for para o HGF [Hospital Geral de Fortaleza]. Acho que é um paciente com quadro mais simples, mas passei a manhã tentando essa transferência e ainda não deram previsão", comentou mais cedo.

Eliana está doente há cerca de 15 dias e passou por cirurgia depois de uma necrose intestinal, precisando ser hospitalizada em UTI. "Por enquanto o jeito é lutar e pedir a Deus. A gante apela para tudo que puder. Ela [irmã] é uma mulher nova, tem filhos para criar", lamentou.

Ao todo, o Ceará possui 882 leitos de UTI, 182 deles da neonatologia , conforme dados repassados nesta terça-feira, 1°, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A pasta prevê a criação de mais 270 leitos de internação no Hospital Regional do Sertão Central, com aporte de 70 leitos de UTI e 10 de UTI nenonatal.

Redação O POVO Online
TAGS