Órgãos estaduais economizam 10% de água no primeiro semestre
Relatório analisou dados de 61 órgãos, entre 2013 e 2015. Foram feitas vistorias em 17 instituições para verificar possíveis desperdícios
Uma queda de 10% no consumo de água foi identificada nas instituições públicas estaduais do Ceará no primeiro semestre de 2015.Foram analisados dados de 61 órgãos abastecidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) entre janeiro de 2013 e agosto deste ano.
De acordo com informações da Secretaria das Cidades, que elaborou um relatório técnico, foram realizadas vistorias em 17 instituições para detectar possíveis pontos de desperdício. O documento traça um perfil de consumo das instituições, identifica situações de desperdício e boas práticas de uso da água, bem como orienta as entidades a adotar ações para a economia da mesma.
Em maio, foi criada a Comissão de Boas Práticas de Gestão e Uso de Água e Energia Elétrica, que orienta os órgãos estaduais a uma redução de 20% do seu consumo de água e energia elétrica. O relatório aponta ainda recomendações a serem desenvolvidas em cada órgão estadual como: elaboração de plano de manutenção preventiva e corretiva de instalações hidrossanitárias; reaproveitamento de água; campanhas educativas; dentre outras ações que visam diminuir o consumo nos prédios públicos do Ceará.
Redação O POVO Online