PUBLICIDADE
Notícias

Jovem com atrofia espinhal precisa de ajuda para comprar aparelho

08:37 | 30/09/2015
NULL
NULL

Com quase todos os movimentos do corpo afetados por uma doença rara, conhecida como Atrofia Espinhal, a adolescente Vitória Ribeiro, 17 anos, pede a ajuda das pessoas para comprar uma "máquina da tosse", que possibilita a limpeza de secreções no pulmão. Uma campanha no site "Vakinha", página para arrecadar dinheiro, foi criada no intuito de levantar a verba necessária para adquirir o aparelho, de R$ 30 mil. Até o momento, foram arrecadados R$ 1.730.

Vitória movimenta apenas as mãos, não anda, nem consegue se sentar. Atualmente, a adolescente utiliza uma "máquina da tosse" emprestada. Mas, o aparelho somente ficará disponível até novembro, porque o proprietário precisará. Por isso, a mãe da jovem, Antônia Ribeiro, reforça o quão importante é a máquina para a filha. Segundo ela, faz oito anos que a adolescente não é internada por causa do uso constante do dispositivo.

[SAIBAMAIS 1] "Essa máquina dá força para ela tossir. A máquina estimula a tosse e limpa a secreção no pulmão. Uma vez, ela estava morrendo engasgada com saliva e esse aparelho a salvou. Antes da máquina, ela ficava internada o tempo todo, acumulava muita secreção e pegava infecção", disse dona Antônia ao O POVO Online.

De acordo com a mãe, Vitória já nasceu com a Atrofia Espinhal, uma doença progressiva que não tem cura. O tratamento, explica dona Antônia, é feito através de fisioterapia. "Com sete anos, ela sofreu uma pneumonia e foi entubada. Desde então, ela respira através de um aparelho e alimenta-se através de uma sonda", contou dona Antônia.

Apesar das dificuldades e limitações da doença, a jovem não se deixa abalar facilmente. Ela está em fase de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretende cursar Psicologia. Nas horas livres, a garota, que passa a maior parte do tempo deitada em uma cama dentro de um quarto adaptado, gosta de ler e de navegar pela internet.

"Eu sou muito feliz. Apesar de tudo, nunca desanimo, se ficar triste é pior. Minha mãe me ajuda o tempo todo. Quero pedir a ajuda de todos. Pode ajudar com qualquer coisa, vai fazer a diferença. Agradeço muito, estou precisando", relatou Vitória.

Vitória mora com os pais e três irmãos no bairro Siqueira. De acordo com a mãe, a renda da família é de dois salários mínimos. Antônia é dona de casa e o marido, Antônio Ribeiro, trabalha como zelador. A jovem ganha o benefício assistencial, de um salário mínimo por mês, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destinado para a compra de material higiênico e de remédios.

Os interessados em ajudar podem acessar o site "Vakinha" e saber mais sobre a campanha ou doar diretamente na conta bancária da família. Seguem os dados abaixo:

Serviço

Conta poupança da Caixa Econômica Federal
Agência 1956
Operação 013
Conta 00056176-5
Mais informações: (85) 32560938/996799183/985837589/987856007

[VIDEO1] 

TAGS