PUBLICIDADE
Notícias

Grupo Uirapuru 2014 - Orquestra de Barro vence prêmio do Iphan

A orquestra feita com instrumentos de barro foi um dos oito projetos premiados na 28ª edição do Rodrigo Melo Franco de Andrade

12:24 | 28/09/2015

O Grupo Uirapuru — Orquestra de Barro foi um dos oito projetos vencedores do 28ª Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, ofertado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A orquestra feita com instrumentos de barro e composta por jovens de Moita Redonda, localidade de Cascavel, foi reconhecida como iniciativa que "mantém vivo o patrimônio e suas mais diversas formas de expressão" — o mote do prêmio.

 

[SAIBAMAIS2]


O Grupo Uirapuru — Orquestra de Barro receberá R$ 30 mil, em cerimônia de premiação que ocorrerá em 27 de outubro, em Brasília. Na ocasião, além da homenagem, representantes do Grupo Uirapuru — Orquestra de Barro participarão de mesas redondas, a fim de discorrer do projeto, mas também da política cultural, gestão, dentre outros temas.

Tal como o projeto cearense, receberam as honrarias por "promover e gerir" o Patrimônio Cultural o Re(vi)vendo Êxodos, do Distrito Federal, o Do Buraco ao Mundo: Segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena (PE) e o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO).

Na categoria que premia a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, foram contemplados os projetos: Documentário Remeiros do São Francisco (MG); Ilé Omiojúàrò: Patrimônio Cultural (RJ); Preservação da Tradição e da Cultura do Centro Oeste Goiano através da trilogia de Bariani Ortêncio (GO); e Levantamento das casas enxaimel de Blumenau (SC).

Redação O POVO Online
TAGS