PUBLICIDADE
Notícias

Crônica: 10 dicas para sobreviver ao dia mundial sem carro, ou seja, todo dia

Ao longo do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, O POVO Online publica uma série de crônicas sobre as várias formas de estar e se movimentar pelo mundo

14:24 | 22/09/2015
NULL
NULL

Luana Araújo, 22 anos
Analista de marketing

No dia mundial sem carro, escrevi algumas dicas que aprendi nessa rotina doida andando de ônibus, para você que vai viver essa experiência hoje, ou para quem vive isso diariamente, como eu.

1. Tenha noções de raciocínio lógico
Quando você está na parada esperando o tão sonhado ônibus (que geralmente está lotado) existe uma tática para conseguir entrar primeiro e, quem sabe, ser contemplado com uma cadeira vaga: Calcule onde o ônibus vai parar! Coloque em prática tudo o que você aprendeu nas aulas de matemática e de física e faça um cálculo rápido para que a porta da felicidade se abra na sua frente.

Conseguiu ser o primeiro a entrar e não tinha lugar vago? Calma. A jornada está apenas começando.

[SAIBAMAIS3]2. Estude o ambiente
Essa é a hora de colocar em prática todos os ensinamentos aprendidos em todas aquelas séries policiais. Analise as pessoas que estão sentadas e tente descobrir qual vai ser a primeira a descer. Veja se há algum indício da próxima parada: farda, movimentos a procura do passcard/dinheiro da passagem, telefonemas informando que já vão descer e etc. Depois, é só ficar colado nela e aguardar.

3. Seja um pouco inconveniente
Não conseguiu sentar ainda e seu sonho é que alguém leve suas coisas? Dê uma leve encostada na pessoa que está sentada, faça uma reclamação de dor...se ela não se compadecer por pena, vai ser por raiva, mas com certeza ela (ou alguém ao lado) vão pedir para levar suas coisas.

4. Faça pelo outro o que você queria que fizessem por você
Se você é o premiado e está sentado, coloque-se no lugar do jovem com a mochila pesada e peça para segurar. Esse ato de bondade te levará pro céu. Além disso, é sempre bom ceder seu lugar pra quem precisa: senhorinhas, senhorinhos, mulheres grávidas ou com crianças. Não vale fingir que está dormindo para não fazer isso.

5. Durma no ônibus sim
Status de adaptação concluída é quando você é capaz de dormir no ônibus. Eu tiro altas sonecas todo dia. Só tenha cuidado pra não passar da parada… ou cair no ônibus (sim, já aconteceu comigo, os dois).

6. Seja eclético
Você vai perceber ao andar de ônibus que se você não é eclético, você aprende a ser. Sempre há gostos musicais variados nos coletivos, depende do motorista DJ da vez, ou simplesmente do aspirante com sua caixinha de som. De Wesley safadão à acdc, os gostos variam muito. Você aprende a conviver, ou pelo menos suporta.

7. Sempre faz calor. Ou mormaço

Não importa como está o clima do lado de fora. No ônibus o clima é sempre calor, com uma pequena variação para mormaço. Isso porque quando está calor la fora, fica quente dentro. Quando está chovendo la fora, as pessoas fecham os vidros e fica quente dentro. Sem falar nos horários de pico, que a aglutinação de pessoas é tão grande que o calor humano aquece até o mais frio dos corações.

8. Não fique na parte da frente, se você não for descer
Essa é dica de sobrevivência e também de bom senso. Autoexplicativa, NÉ?

9. Analise para quem você fará sua doação do dia
Os ônibus de Fortaleza estão quase um programa do Luciano Hulk, então você vai presenciar todo tipo de pedido em um dia. Gente vendendo coisas também tem. Para sua gestão financeira ser melhor, analise com o que você vai realmente gastar. Faça uma escala: cada dia da semana um tipo de doação. Isso ajuda bastante.

10. Aproveite a viagem

Mesmo com tudo isso, podemos tirar lados positivos desse transporte de todos os dias. HÁ GENTILEZA NO ÔNIBUS, SIM. Mesmo com o mau humor dos motoristas, com o cansaço que rodeia os passageiros, é possível enxergar luz na humanidade no simples ato de passar o cartão ou o dinheiro da passagem, de mão em mão, até chegar ao trocador, de uma mulher grávida que entrou pela porta da frente. É possível ver gentileza no obrigado ao motorista, nos atos de generosidade, na ajuda ao rapaz que ficou com a mochila presa nas costas… Então, gente, APROVEITEM A VIAGEM. Todos os dias temos uma oportunidade de ver as coisas de um jeito novo. Que tal começar hoje?

TAGS