PUBLICIDADE
Notícias

Ceará completa 90 dias sem confirmações de novos casos de sarampo

Desde 2013, o Estado confirmou 858 casos da doença. Um caso, em Cascavel, ainda permanece em investigação

17:58 | 11/09/2015

O Ceará completa 90 dias sem confirmações de novos casos de sarampo. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a confirmação pela secretaria e o Ministério da Saúde (MS) da erradicação do surto da doença no Estado deve ocorrer em breve. "Estamos no final das ações intensivas, inclusive, com vacianação porta a porta em Caucaia. Ainda estamos em alerta", comenta Ana Vilma Leite Braga, coordenadora de Imunizações da Sesa.

O último caso de sarampo foi confirmado no dia 13 de junho em Paracuru. Desde então, nenhum exame sorológico, feito em casos notificados, atestou infecção por sarampo. Desde o final de 2013, foram confirmados 858 casos de sarampo em 36 cidades cearenses. Em 2015, 164 pessoas foram infectadas pela doença, sendo 70 delas em Fortaleza e 70 em Caucaia. Um caso notificado, em Cascavel, ainda permanece em investigação.

[SAIBAMAIS2] 

De acordo com a coordenadora, pacientes que apresentem febre, exantema (manchas na pele) e um ou mais de sinais e sintomas como tosse, coriza e conjuntivite, deverão ainda ser investigados e pedido o exame de sorologia.

Antes do surto iniciado em dezembro de 2013, o Ceará não apresentava casos nativos da doença desde o ano 2000. Além do Ceará, Pernambuco e São Paulo apresentaram casos de sarampo no mesmo período, mas a situação não se intensificou nesses estados. O surto no Ceará pôs em risco o pleito de certificação das Américas, junto a Organização Mundial de Saúde (OMS), como território livre de sarampo.

 

 

TAGS