PUBLICIDADE
Notícias

Terreno é desocupado no bairro Vicente Pínzon

Ocupação do terreno ocorreu durante a madrugada. Após ação, sem conflitos, da Polícia e da Guarda Municipal, moradores deixam o local

10:28 | 12/08/2015
NULL
NULL

Atualizada às 21h22

Terreno no bairro Vicente Pínzon, ocupado na madrugada desta quarta-feira, 13, já foi desocupado. Após ação, sem conflitos, da Polícia e da Guarda Municipal durante o dia, moradores decidiram aguardar reunião junto à Prefeitura de Fortaleza. No local, há quase um ano e meio, houve  despejo de centenas de famílias da comunidade Alto da Paz,  sob a promessa da construção de residências populares.

 

Ex-moradores da comunidade passaram  a madrugada demarcando o espaço onde pretendendiam erguer novas casas. Adriana Costa, que integra comissão formada após o despejo, questiona a promessa da Prefeitura, que prevê construção de 1.472 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida no terreno de 116 mil m². “Assinamos um acordo para entregar o terreno e o Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza) pediu clareza e honestidade, mas cadê a clareza com o povo do Alto da Paz? Até agora, não veio nem um trator para tirar o mato”, explicou ao O POVO.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

A titular da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes, explicou que a ação de desocupação teve como objetivo garantir que outras famílias (que não faziam parte da comunidade Alto da Paz) não ficassem no terreno. "Nada garante que são as mesmas famílias", destacou. Veja o vídeo:

 [VIDEO1]

 

Após meses, os números da desocupação ainda são incertos: a Associação de Moradores do Alto da Paz afirma que, no terreno, viviam 537 famílias, mas a Prefeitura de Fortaleza, proprietária do espaço, contabiliza 328. De acordo com a Habitafor, a obra não começou por causa de atraso no repasse de R$ 105 milhões por parte do Governo Federal. "Os deputados federais da base cearense se reuniram e fizeram um apelo à Presidência para que o processo de construção continue", afirmou Eliana Gomes. Hoje, conforme a secretária, 50 famílias fazem parte do programa de aluguel social da Prefeitura. 

Na semana passada, O POVO Online publicou matéria mostrando que a obra não havia sido iniciada e alguns moradores ainda sofrem as consequências do despejo.

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

Moradora cobra "honestidade" de prefeito Roberto Cláudio; confira no vídeo:

[VIDEO2] 

 Redação O POVO Onlineação O POVO Online com

informações da repórter Germana Pinheiro
TAGS