PUBLICIDADE
Notícias

Saiba como se prevenir de doenças cardíacas

Dieta equilibrada ajudam a prevenir o infarto, além de atividades físicas. É preciso estar atento aos sinais de alerta

14:59 | 14/08/2015

As doenças do coração e vasos são as mais prevalentes no mundo ocidental e atingem cerca de 30% da população. Para que o coração continue cumprindo seu papel, de bombear sangue para todos os outros órgãos do corpo, é preciso manter uma dieta equilibrada que evite o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, o que favorece a ocorrência de infarto. 

"As doenças cardíacas comprometem a circulação do sangue levando à isquemia (falta de sangue nos órgãos) que pode ser mortal em muitas situações. Por isso, sempre é hora de cuidar da saúde para não adquirir cardiopatias”, alerta o chefe da Cardiologia do Hospital de Messejana, Frederico Lima e Silva.
 
 
 
 
Ele explica que alimentos com alto nível de colesterol podem se acumular nas paredes das artérias do coração (as coronárias) e levar ao infarto do miocárdio.  “Praticar exercícios físicos leves a moderados, pelo menos três a quatro vezes por semana, ajudam a baixar a pressão arterial e aumentam o limiar para o estresse. Também é importante controlar os níveis da pressão arterial, da diabetes e os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos e ainda evitar o estresse”, detalha o médico.

Quando ficar alerta:

Conforme informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os sinais de alerta que indicam necessidade de ajuda são: cansaço aos esforços e dor no peito após esforço físico, que são sintomas das doenças do coração. Outros sinais podem ser a tosse seca, a falta de ar ao deitar, síncope. Em pacientes assintomáticos é importante avaliar as condições cardiológicas precocemente, logo após os 30 anos, se houver hereditariedade (pais cardiopatas). 
 
 
 
 
Onde procurar ajuda:
 
 
 
 
De acordo com a Sesa, o Hospital de Messejana está preparado para receber pacientes que apresentem problemas cardíacos. A unidade possui 72 cardiologistas e uma equipe de saúde especializada em atender casos da área, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos.   
 
 
 
 
Hospital de Messejana (a unidade realizou, na manhã deste sexta-feira, a ação de conscientização pelo Dia do Cardiologista).
Rua Frei Cirilo, 3480, Messejana 
 
 
Redação O POVO Online 







 
TAGS