PUBLICIDADE
Notícias

Incêndio destrói cantina da UFC

O caso ocorreu no prédio onde funciona o curso de Economia Doméstica, no Campus do Pici. A hipótese é de que o sinistro tenha sido motivado por um vazamento de gás.

16:15 | 17/08/2015
NULL
NULL

Atualizada às 16h44min

Um incêndio de médias proporções atingiu a cantina do prédio onde funciona o curso de Economia Doméstica na Universidade Federal do Ceará (UFC), na manhã desta segunda-feira, 17. O local fica no campus do Pici, em Fortaleza. Uma das hipóteses é de que o sinistro tenha sido causado por um vazamento de gás. O laudo que explica as razões do incêndio sai em 30 dias. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 9h30min, e informou que duas pessoas ficaram feridas. Uma funcionária da cantina teve ferimentos no braço direito e em parte do rosto. Ela foi atendida no Instituto Dr. José Frota, mas já foi liberada. A outra vítima era um técnico-administrativo da instituição que tentou socorrer a mulher ferida e acabou sofrendo escoriações. Ele também se recupera em casa.


O Corpo de Bombeiros informou que uma equipe de salvamento, com cinco pessoas, foi encaminhada ao local para atender os feridos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sediado no Campus do Pici, também foi usada no socorro, de acordo com a UFC.

[FOTO2]
Em nota, a Coordenadoria de Comunicação da UFC informou que a cantina funciona mediante concessão e que abriu sindicância para apurar as causas do ocorrido.

O tenente-coronel Ricardo Rodrigues explica que qualquer lugar está sujeito a incidentes desse tipo, por isso é necessário tomar todas as medidas de prevenção. “Antes de tudo, as pessoas devem comprar o botijão em lugares confiáveis, verificando a procedência deles. Na época das trocas, é importante verificar se há vazamento de gás passando uma esponja com sabão por todo o botijão. Com o gás butano, há outro de forte odor, um cheiro que ajuda a identificar vazamentos”.

Prevenção
De acordo com Rodrigues, os botijões devem ficar em locais ventilados, além de apresentar boas condições físicas, sem amassados , ferrugem ou fissuras, e mangueira dentro da validade. “Quando for verificado vazamento, o certo é desligar o gás imediatamente e chamar a empresa responsável. As explosões de botijões podem ocorrer por uma variedade de fatores. Todo cuidado é pouco”, frisa.

[FOTO3]

Dicas
1. O botijão deve ser instalado longe de correntes da umidade, chuva e sol, além de não ter contato com produtos inflamáveis. Tudo deve seguir as normas da ABNT.
2. Faça a troca do botijão quando a alimentação das bocas estiver deficiente. Não vire ou deite o recipiente, pois restante de gás pode provocar acidentes.
3. Fique atento aos odores do gás para saber se há vazamento. A verificação pode ser feita passando uma esponja com sabão. Quando detectado o vazamento, é importante não acender fogo ou até interruptores elétricos.
4. Em caso de vazamento, a empresa fornecedora do produto deve ser acionada imediatamente.
5. Se o vazamento for detectado quando o fogo estiver acesso, feche imediatamente o registro e afaste as pessoas do local. Desligue a chave geral da eletricidade e chame o Corpo de Bombeiros.
6. A mangueira deve ser de plástico PVC flexível transparente com reforço de fibra têxtil, com tarja amarela (seguindo selo do INMETRO e do prazo de validade).
7. Quando você não estiver utilizando o fogão, o registro do regulador de pressão de gás deve permanecer fechado.
8. Não devem ser usadas capas de tecido ou plástico para cobrir o botijão, pois os materiais inflamáveis podem ocasionar acidentes.

 

Redação O POVO Online 

TAGS