PUBLICIDADE
Notícias

Recursos do Fecop irão garantir 900 bolsas estudantis

Na reunião realizada na tarde desta quarta, ficou acordado que as verbas atrasadas referente ao mês de junho devem ser liberadas na próxima terça-feira

12:30 | 23/07/2015

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), anunciou nesta quinta-feira, 23, que recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) irão garantir até o fim de 2015 o financimento de 900 alunos no Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU).

De acordo com o pró-reitor de Políticas Estudantis da universidade, Geovani Jacó, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 22, entre representantes da Uece e do Governo do Estado, ficou acordado que todas as bolsas serão normalizadas e os débitos com os estudantes - acumulados desde junho - serão quitados na próxima terça-feira, 28.

"Todos aqueles que apresentam renda de até três salários mínimos e que já foram selecionados via editais serão cobertos pelo recurso do Fecop. A verba do programa será liberada na próxima terça-feira. Isso foi um acordo entre a universidade e o governo do estado para garantir os programas de apoio ao estudante", disse Geovani.

Em nota, a universidade justificou o atraso do pagamento. "Em função do ajuste fiscal pelo qual passa o País, as instituições públicas e, em especial as instituições de ensino superior estaduais do Ceará, passam por ajustes financeiros em seus orçamentos, levando a cortes em suas despesas, na ordem de 20%”.

[SAIBAMAIS 2] 

Segundo Geovani, o valor do incentivo continua o mesmo, mudando apenas a fonte do recurso. Além disso, os estudantes serão remanejados para o cadastramento do fundo. "Todos os alunos bolsistas que foram selecionados mediante edital público, e quem possuem direito à bolsa, serão remanejados para fundo, excluindo a necessidade de um recadastramento", afirma o Pró-reitor.

Atualmente, cerca de 900 estudantes, sendo destes 600 da capital e 300 do interior do estado, estão a espera do pagamento dos incentivos.

Programa de Bolsa

As Bolsas de Permanência Universitária são destinadas exclusivamente aos estudantes oriundos de famílias pobres. Ou seja, que possuem renda per capita de até três salários mínimos.

Ao todo, segundo o pró-reitor, foram criadas 1800 bolsas pelo movimento estudantil, sendo 900 para o programa de Permanência Universitária e 900 distribuídas em outros programas: Iniciação Científica, Iniciação Artística, Bolsa de Extensão e monitorias.

Redação O POVO Online

TAGS