PUBLICIDADE
Notícias

Rajadas de vento provocam sensação de frio em Fortaleza

O pico dos ventos fortes na capital cearense ocorre nos meses de julho e de agosto, provocando uma sensação de ''tempo frio'' em Fortaleza

13:29 | 15/07/2015
NULL
NULL

Atualizada às 16h55min

A sensação de temperaturas mais baixas durante as últimas noites em Fortaleza estão relacionadas diretamente com as rajadas de vento no Nordeste, comuns nessa época do ano. Na madrugada desta quarta-feira, 15, o vento alcançou 40 km/horas, por volta das 4 horas da manhã, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Nessa época, ao contrário do primeiro semestre, temos poucas chuvas e muito vento. Esse vento forte, com rajadas de cerca de 30 km/hora, provoca essa sensação de conforto térmico mais baixo”, explica o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Leandro Valente. Nas redes sociais, internautas comentaram sobre o “frio em Fortaleza”:
[VIDEO1]
[VIDEO2]

[VIDEO3]
Segundo Leandro, as temperaturas dos últimos dias na capital cearense, durante a noite, estão dentro da normalidade, girando em torno de 22 e 23 graus. “A intensidade do sistema atmosférico chamado de Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASA) define o quanto serão fortes os ventos. Não é algo anormal, mas realmente temos um pico dessas rajadas nos meses de agosto e setembro”, frisou Valente.

Para o ilustrador Rafael Salvador, 28, a sensação se deve ao fato de Fortaleza ser uma cidade muito quente e, quando venta um pouco mais, o tempo já fica mais ameno. "Esta semana fui a uma pizzaria e não fiquei na varanda do estabelecimento porque ventava muito", contou.

Percepção compartilhada com a auxiliar de loja Adriana Rocha, 28, para quem o frio tem sido sentido o dia inteiro, não apenas a noite. "Trabalho em um lugar fechado, com ar condicionado, e, às vezes, o vento é tão forte que abre as janelas de vidro. De noite, tenho usado cobertor e desligado o ventilador por conta do frio", detalha.

A sensação de ''tempo frio” na capital cearense, no entanto, deve diminuir no decorrer do ano, a partir do mês de outubro. No fim do ano, o ASA se aproxima do sul do oceano atlântico, diminuindo a intensidade dos ventos no Ceará. Na manhã desta quarta-feira, 15, a velocidade dos ventos, por volta das 11 horas, caiu para 14.8 km/hora em Fortaleza, que estava com umidade de 49.0 %, conforme a Funceme.

TAGS