PUBLICIDADE
Notícias

Profissionais de saúde denunciam falta de materiais para cirurgias eletivas no HGF

Falta de insumos, que havia sido notificada em maio, persiste, conforme os profissionais de saúde do local. Sesa diz que trabalha para garantir funcionamento do HGF

17:48 | 23/07/2015

Fios cirúrgicos, gazes e drenos. Esses são alguns dos materiais que estão em falta no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), prejudicando a realização de cirurgias eletivas na unidade, conforme denúncias de médicos repassadas ao O POVO Online. A Secretaria de Saúde do estado (Sesa), que responde pelo hospital, informou nesta quinta-feira, 23, que trabalha para garantir o abastecimento, mas não forneceu prazos para a chegada dos insumos.

"São materiais básicos para a aplicação anestésica, isso prejudica muito o funcionamento. Já fizemos denúncias, mas o problema persiste", comentou uma médica do HGF, que preferiu não se identificar. A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública confirmou as denúncias, recebidas desde a semana passada.

"Nessa segunda-feira, 20, encaminhamos uma notificação sobre o caso ao secretário de Saúde, que tem o prazo de cinco dias para nos responder. Foram vários relatos de profissionais de saúde, que não podem fazer os procedimentos anestésicos, etc", explicou a promotora Isabel Porto.

O POVO Online procurou a Sesa, que afirmou não ter sido notificada, mas que trabalha junto à direção da unidade para o "funcionamento pleno dos serviços da unidade".

Suspensão negada
Em abril, a direção do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) solicitou que as cirurgias eletivas fossem suspensas por tempo indeterminado “até que seja normalizado o abastecimento de insumos” na unidade. A Sesa não aceitou e afirmou que os procedimentos estariam mantidos.

Uma Portaria do Ministério da Saúde, publicada nessa quarta-feira, 22, liberou R$ 143,2 milhões aos estados e municípios para a realização de cirurgias eletivas no Brasil. O Ceará, conforme a divisão, receberá aporte de mais de R$ 5 milhões. 

Redação O POVO Online
TAGS