PUBLICIDADE
Notícias

O POVO vence prêmio BNB de Jornalismo com o caderno ''Sertão a ferro e fogo''

O especial apresenta a marca de ferrar boi, uma herança avoenga, em narrativas colhidas no sertão cearense. Ao todo, foram entregues 25 prêmios na solenidade

20:00 | 30/07/2015
NULL
NULL

O caderno especial ''Sertão a ferro e fogo'', publicado no O POVO, foi o grande vencedor do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 30, na sede do banco em Fortaleza, em solenidade com a presença do presidente do BNB, Marcos Holanda. O jornal ganhou nas categorias texto e fotografia. Ao todo, foram entregues 25 prêmios (confira lista abaixo).

Os jornalistas vencedores, que fazem parte do Núcleo de Reportagens Especiais, são Cláudio Ribeiro, Ana Mary C. Cavalcante, Émerson Maranhão, Fátima Sudário, Demitri Túlio, Iana Sores, Gil Dicelli, Pedro Turano e Luciana Pimenta.

A ocupação do território cearense e sua conquista a ferro e fogo movem a narrativa reporteira do caderno especial “Sertão a ferro e fogo – marcas de gado e gente”. O ponto de partida é a marca de ferrar gado, uma heráldica rude e sertaneja. Herança das primeiras famílias que aportaram por aqui e formaram o que se chama, hoje, de Nordeste.

O POVO conta uma faceta da história de famílias portuguesas, aqui desterradas, que invadiram territórios indígenas e demarcam poder no couro dos rebanhos marcados a ferro quente. “Clãs que desenvolveram suas terras, sua gente e as cidades que foram nascendo ao redor de fazendas de criar gado solto”, reforça Fátima Sudário, editora que coordenou a cobertura.

Para a fotógrafa Iana Soares, o prêmio é uma alegria que se soma à imensa satisfação de participar de uma reportagem como esta. “É muito bom ver o quanto o sertão cearense é infinito e agora, do outro lado do Atlântico, sentir que carrego ele comigo. Estou muito feliz, muito mesmo. Pela equipe de jornalistas com os quais tenho a sorte de compartilhar a estrada e por saber que as histórias do Seu Luiz Monteiro, da Dona Nira, do Chico Gomes e de tantos outros se espalharão ainda mais pelo mundo”.

[SAIBAMAIS 2] A reportagem mostra que, como o poderio territorial ainda não era esquadrinhado por cercas, havia o costume das “ferras” no Interior cearense. Eram rituais, que realizados no terreiro da casa grande, tinham significância para além da marcação das reses. “Era a mudança da correção de força no sertão e uma faceta da formação e desenvolvimento econômico e cultural do Ceará. O dono do gado, o vaqueiro, o ferreiro”, narra a repórter Ana Macy C. Cavalcante.

Para atualizar o assunto, O POVO mostra que a marca de ferrar gado, símbolo desse período, atravessou os tempos e foi reinventando o status de poder e o desenvolvimento das cidades. “Da vaquejada ao Branding (a área do marketing que orienta sobre construção e gestão de marcas”, explica o repórter Émerson Maranhão.

Em novembro de 2014, "Sertão a Ferro e Fogo" venceu o 59º Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Criação Gráfica de Jornal. As narrativas do caderno foram colhidas nos mais de três mil quilômetros percorridos entre os Inhamuns, Cariri, Jaguaribe, Sertão Central, Região Norte. Veja o vídeo de apresentação:

[VIDEO1]

Desde 2007, o Núcleo de Reportagens Especiais do O POVO vem lançando olhar sobre a formação da terra e do brasileiro que habita o Semiárido. Foi assim com as trilogias: Mares, Desertos e Chuvas do Sertão; Inquisição – no rastro dos amaldiçoados; A autoestima cearense eSantificados.

Lista de vencedores

Premiação Nacional:
Mídia Impressa - Texto: Sertão a ferro e fogo, marcas de gado e gente, de Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Émerson Maranhão, Ana Mary C. Cavalcante e Fátima Sudário (O Povo – CE)
Mídia Impressa – Foto: Sertão a ferro e fogo, marcas de gado e gente, de Iana Soares Castelo Meireles (O Povo – CE)
Mídia Eletrônica – TV: O Ceará pelos cearenses, de José Francisco Julião Junior, Dario Rocha, Anselmo Castro, Diego Lage, Isabela Martin (TV Jangadeiro – CE)
Mídia Eletrônica – Rádio: Negócios Criativos, de Wendell Moura da Silva, Eufênia Pereira e Luiz Carlos Pingo (Rádio Jovem Pan – PB)
Mídia Eletrônica – Internet: Bela, de Inês Calado e Gustavo Belarmino (NE 10 – PE)

Regional I:
Mídia Impressa - Texto: Descaminhos do Alimento, de Fernando Antônio Furtado Maia (Diário do Nordeste – CE)
Mídia Impressa – Foto: Herdeiros da violência, de Teresa Maia (Diário de Pernambuco – PE)
Mídia Eletrônica – TV: Sertão de Oportunidades, de Mônica Cristina de Carvalho, Jonnatah Monteiro, Sofia Costa Rego, Vanessa Cortez, Raí Oliveira, Juarez Juara (TV Jornal – PE)
Mídia Eletrônica – Rádio: Made in Agreste: o mercado da moda em PE, de Rafael Carneiro, Elton Ponce, Erick França, Karla Oliveira e Tony Vasconcelos (Rádio Jornal – PE)
Mídia Eletrônica – Internet: Linhas íntimas , de Felipe Lima de Oliveira, Tiago Rodrigues Leite, Roberta Coelho Tavares e Fernanda Leite Moura (Tribuna do Ceará – CE)

Regional II:
Mídia Impressa - Texto: Consumo, de Renata Rayane Moura da Silva Rodrigues e Cledivânia Pereira Alves (Tribuna do Norte – RN)
Mídia Impressa – Foto: Frutos do suor, de Ney Douglas Marques e Talisson Moura (Novo Jornal – RN)
Mídia Eletrônica – TV: Valores do Campo, de Wendell Rodrigues, Kátia Dumont, Ana Claudia, Clébio Melo, Eufênia Pereira, Redson Júnior, Marcelo Uchôa, Renato Silva, Asaf Pacheco, Sandoval Marcena e Carla Visani (TV Correio – PB)
Mídia Eletrônica – Rádio: A fé que move o turismo, de Tárcio Araújo (95 FM Mossoró – RN)
Mídia Eletrônica – Internet: Eólica: nova indústria, novas oportunidades, de Renata Rayane Moura da Silva, Cledivânia Pereira Alves, Bernardo Luiz, Diego Ciríaco, João Victor Wanderley e Camila Cahu (Tribuna do Norte – RN)

Regional III:
Mídia Impressa - Texto: Das ruas para o quarto: sombrinhas quebradas viram colchas de fuxico, de Deraldo Francisco da Silva (O Dia – AL)
Mídia Eletrônica – TV: A cerâmica constrói a tradição e fortalece a economia de Santana de São Francisco, de Carla Sulanne Silva e Lima, Ana Paula Ferreira, Eraldo Cardoso, Zé Mário Braga, Antonio Luciano Santos e Carlos Eduardo dos Santos (TV Sergipe – SE)
Mídia Eletrônica – Rádio: A mandioca alagoana, de Carlos Henrique Cavalcanti Madeiro e Giuliano Martins Porto de Souza (Rádio Difusora – AL)
Mídia Eletrônica – Internet: Elas são mais do que donas de casa: são empreendedoras de sucesso, de Ana Paula Omena (Portal Tribuna Hoje – AL)

Extrarregional:
Mídia Impressa - Texto: A sede do rio, de Paulo Henrique Lobato (O Estado de Minas – MG)
Mídia Impressa – Foto: Velho Chico morre de sede e esvazia bolsos, de Gladyston Rodrigues (O Estado de Minas – MG)

Universitário:
Regional I: Ceará mais que uma terra para rir, um lugar para sonhar, de Neirislane Silva Lima, Francisca Karine Sousa da Silva e Agatônio Lopes dos Santos Filho (Radio Experimental Centro Universitário Estácio do Ceará – CE)
Regional II: Fruticultura em Mossoró, de Keydson Renato de Freitas, João Carlos Magagnin e Saulo Raniery do Vale Bezerra (Universitária FM Mossoró – RN)
Regional III: IDHM avança em Sergipe, mas não alcança média nacional, de Elson Santos Mota, Josiane Santos Mendonça, Marielle Chaves Rocha e Rodrigo Alves de Andrade (Contexto UFS / São Cristóvão – SE)

Especial:
Cidades com menos de 100 mil habitantes: Cultura da resistência no baixo São Francisco, de Juliana Correia Almeida (Rádio UFS FM / São Cristóvão – SE)

 

TAGS