PUBLICIDADE
Notícias

Maratona de apresentações marcam Campeonato Estadual de Quadrilhas

Após quatro dias, festival termina neste domingo, 19, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

21:30 | 19/07/2015
NULL
NULL
O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará animou a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na noite de encerramento do festival, neste domingo, 19, após quatro dias de apresentações.

Por volta das 19h30, a quadrilha Brilho da Fogueira, de Fortaleza, abriu as apresentações da noite. Às 20h, a quadrilha da Melhor Idade, do Núcleo César Cals, tomou conta do espaço. Em seguida, o público conferiu Quadrilha do Gil (de Juazeiro do Norte), Fulô do Sertão (Senador Pompeu), Arriba Saia (Várzea Alegre), Cheiro de Terra (Horizonte) e Zé Testinha, de Fortaleza.

De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado, o festival reuniu 20 quadrilhas juninas da categoria adulta, de 18 municípios, vencedoras dos 20 concursos regionais realizados em todas as regiões do Ceará. O torneio faz parte das ações do Edital Ceará Junino 2015.

Iniciado na quinta-feira, 16, os quatro dias de festa contaram com programação cultural fiel às tradições juninas, feiras de comidas típicas e de artesanatos, além de apresentações de manifestações artísticas tradicionalmente populares. Por causas das fortes chuvas registradas em Fortaleza, algumas quadrilhas tiveram de ser reagendadas para outros dias do Campeonato.

Festivais junino
O circuito dos festivais do Ceará Junino começou em 16 de junho, em Paracuru, no Litoral Oeste, e em Ipu, na região da Ibiapaba, abrindo a sequência de 20 eventos, segundo Secult, que apoia o movimento. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2015, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado.

Conforme o órgão, o Edital Ceará Junino atingiu recorde no número de inscrições: foram 318 neste ano - mais de 20% em relação aos inscritos para a edição 2014 do edital, que somaram 265. Cada um dos 20 festivais apoiados conta com investimento de R$ 22.280,00 do Governo do Estado, por meio da Secult. Além dos festivais, cada uma das 100 quadrilhas juninas selecionadas recebe em apoio R$ 18.088,00.
TAGS