PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza tem domingo de chuva; Beberibe registra maior precipitação no Ceará

As chuvas nos meses de junho e julho são influenciadas pelo sistema atmosférico chamado de Ondas do leste, conforme a Funceme

11:10 | 05/07/2015
NULL
NULL
Atualizada às 21h44min
 
Choveu em 96 municípios cearenses neste domingo, 5, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação, entre as 7 hora de sábado e as 7 horas de domingo, 5, foi registrada em Beberibe, com 140 mm. Solonópole teve a segunda maior chuva do período, com 95 mm, e Palmácia a terceira, com 92 mm. 
 
Em Fortaleza, o posto de Messejana apontou 42 mm, média quase três vezes superior aos dos últimos dias, quando chovia 16 mm na capital. A previsão da fundação para a capital cearense é de nebulosidade variável com chuvas no decorrer do dia.
 
 
A Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) divulgou o balanço de atendimento das 6 às 14 horas deste domingo, 5. No tráfego de Fortaleza, foram registrados 17 colisões, um choque com árvore, um choque com poste e um choque com muro. Segundo o órgão, foi registrado um ponto de alagamento no bairro José Walter, no ponto entre a avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral) com Avenida I. Três árvores caíram na Capital.

Outros municípios com as maiores chuvas são: Aracati (89 mm), Guaramiranga (86.4 mm), Pacajus (83 mm), Ocara (83 mm), Eusébio (81 mm), Cascavel (72.1 mm) e Chorozinho (72 mm).
[SAIBAMAIS 3]
Causa da mudança climática
O fenômeno atmosférico chamado de Ondas do leste, que se forma no oceano Atlântico, contribui para precipitações significativas nos meses de junho e julho, conforme a Funceme. 
 
O Ceará ficará ao longo do dia sob a influência de áreas de instabilidade, segundo a Funceme. O céu, de acordo com a pevisão para o Estado, deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões cearenses.

Apesar das chuvas intensas, que não apresentaram registros de raios e trovões, a Defesa Civil do Município, cujo Sistema de Alerta de Fortaleza (SAF) foi ativado na noite deste sábado, não havia registrado nenhuma ocorrência até às 10 horas deste domingo.
 
Veja o vídeo gravado em Pacoti, município localizado na Serra de Baturité, neste domingo, 5: 
[VIDEO1]
Possibilidade de seca mais longa 
Segundo O POVO publicou, as chances de mais um ano com influência do fenômeno El Niño na pré-estação chuvosa do Ceará, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, são de 85%. As médias históricas de chuva para o segundo semestre não ultrapassam 10 milímetros. A exceção é dezembro, com 29, 2 milímetros, já configurando a pré-estação chuvosa.

TAGS