PUBLICIDADE
Notícias

Entrega do novo Mercado dos Peixes é adiada para outubro

A Prefeitura, segundo a Setfor, assumiu a obra depois de o Ministério do Turismo informar que não faria mais repasse de verbas

16:15 | 21/07/2015
NULL
NULL
A entrega do Novo Mercado dos Peixes, no Mucuripe, agora está prevista para outubro. A informação é do titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Elpídio Nogueira. A última previsão da Prefeitura de Fortaleza era de entrega para fevereiro. Devido ao não cumprimento dos prazos da obra, os permissionários paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira, 21, na estrutura provisória onde trabalham desde maio de 2013

O secretário explica que a Prefeitura executou todo seu valor de contrapartida, mas, devido ao contingenciamento do Governo Federal, o Ministério do Turismo - órgão responsável pelconfirmou, há cerca de duas semanas, que não vai repassar recursos para a obra do Mercado dos Peixes. "Nós esperávamos que quando o novo ministro (Henrique Eduardo Alves) assumisse fosse diferente, o que não aconteceu", disse. 

[SAIBAMAIS 2]Por isso, a Prefeitura, segundo Elpídio, assumiu a obra e vai arcar com o investimento de R$ 1,8 milhão para término do equipamento, que está 70% pronto, conforme estimativa da Setfor. “Como o valor não é tão grande, o prefeito Roberto Cláudio disse que vai fazer um esforço para concluir e colocar cinco vezes mais a contrapartida”, explica.  

Na próxima sexta-feira, 24, a Prefeitura deve fechar acordo com a construtora Camargo Corrêa, que toca as obras de requalificação da avenida Beira Mar, para conclusão do mercado. A retomada das obras deve ocorrer na segunda-feira, 27.

“Falta terminar piso, acabamentos, e detalhes que teremos que fazer, como restaurante, para entregar, não só para as 600 pessoas que lá trabalham, como para o povo de Fortaleza um mercado higiênico, moderno”, defende.

Também na sexta-feira, o titular da Setfor diz que quer conversar com os permissionários para tratar do credenciamento e para ouvir sugestões que ainda possam ser acatadas. 

Novo Mercado
As obras de construção do Novo Mercado dos Peixes começaram em maio de 2013. O término estava previsto para abril de 2014. Em 21 de fevereiro deste ano, O POVO publicou que o equipamento deveria ser entregue ainda naquele mês, conforme a última previsão da Prefeitura. Faltava finalizar a pavimentação e a coberta do prédio. 

A nova estrutura vai abrigar os 49 pontos de venda que hoje funcionam no mercado provisório, instalado no calçadão da avenida Beira Mar, próximo à estátua de Iracema (rua Tereza Hinko). A área reformada contará ainda com prédio administrativo, vestiário e 39 vagas de estacionamento.

Para entender

2011. Concluído estudo de impactos das obras de requalificação da Beira Mar.
 
2012. Licitação é concluída e obras seriam iniciadas em julho.
 
Março de 2013. Roberto Cláudio assina ordem de serviço para a requalificação. A primeira etapa (Mercado dos Peixes e espigão da Desembargador Moreira) estaria pronta no fim de 2013.
 
Julho de 2014. Obra do novo mercado sem prazo de conclusão. Segundo a Prefeitura , houve demora no repasse de verbas do Ministério do Turismo.
 
Dezembro de 2014. Com 95% da obra pronta, Prefeitura promete conclusão em fevereiro de 2015. Faltavam acabamento e finalização da coberta do prédio.

Fevereiro de 2015. Obras seguem em ritmo desacelerado. Atraso é de um ano e 11 meses. 

Redação O POVO Online
TAGS