PUBLICIDADE
Notícias

Dicas para a voltar às aulas com disposição

Voltar a acordar cedo é o primeiro obstáculo, que deve ser superado com planejamento. Atenção e conversa também são fundamentais

14:08 | 28/07/2015
As aulas vão começar. Se a rotina dos pais muda com o trânsito e os novos afazeres, a das crianças e adolescentes se modifica ainda mais, após um mês de brincadeiras e descanso. É preciso atenção, planejamento e muita conversa. A volta à escola não precisa ser frustrante. Com atividades lúdicas e a parceria entre professores e pais, tudo dará certo.

Acordar cedo pode ser a primeira resistência enfrentada. O ideal, segundo a psicóloga Marcela Clementino, é retomar a rotina de horário pelo menos uma semana antes das aulas, com atividades mais calmas. Vale também adiantar o horário ainda nos dias de folga e fazer programas de interesse da criança. "Independente das férias, porque eventualmente elas podem ir dormir mais tarde, é preciso tabém conversar sobre a importância de ir à escola, mesmo que ela esteja com sono", afirmou.

Se a mudança da rotina incluir uma nova escola, com novos colegas e professores, pode ser ainda mais difícil convencer os pequenos de que a volta às aulas é essencial. "É preciso incentivar, deixar a criança sempre rodeada de pessoas da mesma idade, em atividades onde ela costume conhecer novos colegas", destacou a psicóloga. O apego aos antigos professores também é um obstáculo, que deve ser compreendido como um processo de luto e trabalhado a partir do diálogo. "O professor é um agente protetor da criança fora de casa, por isso passa a ser um ponto de referência", acrescentou Marcela. 

Cada idade requer uma atenção diferenciada, mas os primeiros anos escolares são mais difíceis, pois não há a consciência de que estar na escola é uma etapa permanente. "Presença dos pais junto à escola e desenvolvimento de atividades lúdicas são essenciais", observou a especialista. 


DICAS PARA A VOLTA ÀS AULAS

- Conversar com as crianças sobre momentos interessantes na escola e sobre a importância para o desenvolvimento;
- Fazer com que os pequenos participem da preparação do material escolar;
- Acordar e dormir mais cedo;
- Propor atividades mais calmas; 
- Aos poucos, voltar a controlar a alimentação;
-Conversar com a família inteira para que o processo de readaptação seja conjunto;
- Estar atento aos primeiros dias de aulas, principalmente se houver dificuldades extremas com a readaptação.     
 
 
Redação O POVO Online 
  
TAGS