PUBLICIDADE
Notícias

Denúncias de pessoas desaparecidas no Ceará caem em junho, aponta STDS

A maioria das ocorrências são de adolescentes entre 12 e 17 anos e estão relacionadas a conflitos familiares. Fortaleza possui maior número de denúncias de desaparecimentos

14:28 | 02/07/2015
NULL
NULL

Neste ano, 47 pessoas pessoas foram dadas como desaparecidas no Ceará, conforme dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que inclui casos registrados entre janeiro e junho. O último mês teve o menor número de registros, com três casos - sendo que duas das pessoas foram encontradas.

Março e maio lideram com o maior número de pessoas desaparecidas, ambos com 12 casos. Em seguida, estão os meses de fevereiro, abril e janeiro, com dez, seis e quatro pessoas desaparecidas. Das 47 pessoas dadas como desaparecidas neste ano, 30 já foram localizadas.

A maioria das ocorrências são de adolescentes entre 12 e 17 anos e estão relacionadas a conflitos familiares, conforme a  delegada Iolanda Fonseca, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). "Geralmente esses registros são meninas que fogem com namorados ou por conta de outros conflitos em casa. A Polícia deve ser imediatamente acionada para que a criança seja localizada o mais rápido possível", explicou.

No total, 30 meninas e sete meninos foram dados como desaparecidos. Até 11 anos, apenas três casos de meninas desaparecidas foram registrados. Na faixa etária de 25 a 59 anos, denúncias de quatro mulheres desparecidas foram registradas. A partir dos 60 anos, foram denunciados os desparecimentos de dois homens.

Fortaleza lidera com o maior número de ocorrências do tipo, com 34 casos. Caucaia teve nove registros, Maracanaú teve dois, e Amontada e Pindoretama apenas um.

Recentemente, casos de raptos de crianças foram divulgados nas redes sociais, mas Polícia Civil negou as ocorrências. O POVO solicitou a faixa etária dos desaparecidos de cada mês, mas o centro de referência não possuía a compilação.

 

Serviço
Para denunciar um desaparecimento, compareça ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Para informar a localização de algum procurado, ligue: 0800-285-1407
Creas-STDS: Rua Tabelião Fabião, 114 - Presidente Kennedy. (Segunda à sexta, das 7 às 17 horas).


TAGS