PUBLICIDADE
Notícias

Consumo de álcool: Brasil é o nono entre 35 países das Américas

O POVO falou com a coordenadora de Saúde Mental de Fortaleza, que afirmou que os dados confirmam a questão cultural do País

21:15 | 27/07/2015
Produção regional, gosto prioritário por cerveja, desenvolvimento econômico, uso de símbolos (como o uísque) que traduzam status. Estas são algumas das caratcerísticas que fazem do Brasil o nono país nas Américas (entre outras 34 nações) com maior consumo de álcool. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) expôs o cenário do uso, consequências e caminhos para diminuir os danos do consumo de álcool na região.

Considerando a população total brasileira, o consumo é de 8,7 litros de álcool puro por ano, entre 2008 e 2010. A quantidade é menor do que a marca registrada nos três anos anteriores, de 9,8 litros. Homens bebem, em média, 13,6 litros (a sexta maior marca) e as mulheres exibem o total de 4,2 litros (no 13º local do ranking). O material da OMS traz outro dado alarmante: o álcool é a maior causa de mortes entre jovens brasileiros entre 15 e 19 anos.

Para a coordenadora de Saúde Mental de Fortaleza, Carolina Aires, os dados confirmam a questão cultural do País. "Como é uma droga lícita, as políticas lutam justamente para que as pessoas façam uso sem prejuízos associados", afirma. A relação do consumo com a vulnerabilidade social, conforme a especialista, deve ser um diferencial. A influência da publicidade, com destaque até em eventos esportivos (fato destacado pela OMS) é uma das áreas de "ataque" contra o uso sem moderação da bebida alcóolica.

VULNERABILIDADE

Com um consumo médio de 9,8 litros por ano pelos brasileiros, Carolina destaca ainda a necessidade de análise das condições de tratamento para os problemas desenvolvidos. "Muito mais do que a quantidade, está em jogo o contexto da vulnerabilidade", diz. A morte de jovens é uma das consequências deste contexto. "Eles são expostos à essa realidade do uso muito cedo, sem nenhuma preparação biológica, clínica ou psicológica", complementa.

No Ceará, faltam estudos que definam o perfil de uso do álcool. Em andamento, há pesquisas em relação a usuários de outras substâncias, com enfoque em pessoas que estejam em situação de rua. "O perfil cearense carece de detalhamentos para subsidiar as políticas públicas", frisa Carolina.  


CONSUMO ADULTO PER CAPITA DE ÁLCOOL PURO NAS AMÉRICAS


Granada - 12,5 litros

Sta Lucia - 104, litros

Canadá - 10,2 litros

EUA - 9,2 litros

Chile - 9,6 litros

Argentina - 9,3 litros

Venezuela - 8,9 litros

Paraguai - 8,8 litros

Brasil - 8,7 litros

Belize - 8,5 litros
 
 
Redação O POVO Online 


TAGS