PUBLICIDADE
Notícias

UFC está entre as 100 melhores universidades da América Latina

Universidade subiu seis posições em relação ao ano passado e agora ocupa o 94ª lugar. O Brasil tem 12 universidades entre as 100 primeiras colocadas

16:05 | 18/06/2015
A Universidade Federal do Ceará está entre as 100 melhores universidades da América Latina. É o que afirma o QS University Rankings: Latin America 2015, em divulgação feita no site da QS World University. A UFC subiu seis posições no ranking, em comparação a 2014: no ano passado, a Instituição estava na 100ª colocação entre as 300 melhores universidades latino-americanas. Este ano, aparece na 94º posição.

O ranking é feito pela quantidade de publicações em revistas internacionais e o QS World University são classificações universitárias anuais publicadas pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. Desde 2011 o QS University Rankings: Latin America avalia as 300 melhores universidades da região.
 
A avaliação é feita com base em sete indicadores: reputação acadêmica, reputação como empregador, relação com o corpo docente, citações por artigo, número de artigos por faculdade, proporção de corpo de servidores com PhD e impacto na web.
 
Destaque Brasileiro
Dentre as 10 melhores universidades da América Latina, cinco são brasileiras: Universidade de São Paulo (1ª), Universidade Estadual de Campinas (2ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (5ª), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (8ª) e Universidade de Brasília (10ª). 

O secretário do Desenvolvimento Institucional da UFC, porfessor Wagner Andriola, destaca a subida do ranking como sendo um reconhecimento dos professores e alunos da Universidade. Ele afirma que eles têm angariado esforços para formar melhor os pesquisadores e profissionais que passaram por lá.
 
A amostragem representa 10% do total de universidades da américa latina. "É o reconhecimento de resultados da pesquisa, estudo e experimento de todas as áreas da UFC, que ampliou um nível de qualidade”, aponta.
 
São três gramndes áreas que, segundo o professor Andriola, costumam se sobressair e tem grande responsabilidade na pontuação: cursos da área de Ciências da Natureza (Química e Física), Ciências da Saúde (Mediciana, Enfermagem e Farmácia) e a área de Tecnologia (Ciênicas da Computação e as Engenharias) . 
 
O professor destaca que a instituição que promove o estudo, Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, como uma instituição com uma das melhores avaliações de todo o Mundo.

QS World University são classificações universitárias anuais. Desde 2011 o QS University Rankings: Latin America avalia as 300 melhores universidades da região, com base em sete indicadores: reputação acadêmica, reputação como empregador, relação com o corpo docente, citações por artigo, número de artigos por faculdade, proporção de corpo de servidores com PhD e impacto na web.

Dentre as 10 melhores universidades da América Latina, cinco são brasileiras: Universidade de São Paulo (1ª), Universidade Estadual de Campinas (2ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (5ª), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (8ª) e Universidade de Brasília (10ª).
 
Ranking das Universidades Brasileiras
Posição da América LatinaUniversidade - pontuação
1.  Universidade de São Paulo - 100 
2. Universidade Estadual de Campinas - 98.4 
5. Universidade Federal do Rio de Janeiro - 95,1
10. Universidade de Brasília – 85
11. Universidade Federal de Minas Gerais - 84,6
12. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul – 84
14. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 81,8
87. - Universidade Estadual de Londrina - 43.9
89 - Universidade Federal de Santa Maria - 43.3
90 - Universidade Federal de Goiás - 42.7
95. Universidade Federal de Lavras 41,3
98. Pontíficia Universidade Católica do Paraná - 40,9
 
 
Redação O POVO Online 

TAGS