PUBLICIDADE
Notícias

Praças e parques ganham 400 lixeiras de coleta seletiva

As lixeiras serão instaladas em parques e praças da Cidade. A Seuma adquiriu cerca de 400 recipientes para coleta seletiva.

20:46 | 11/06/2015
NULL
NULL
Separadas pelas cores cinza (reciclável) e marrom (não-reciclável), as lixeiras são mais uma iniciativa do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, da Prefeitura de Fortaleza. Serão 400 unidadesa instaladas nos espaços públicos da Cidade, em áreas adotadas ou parques com zeladoria, a exemplo do Parque das Iguanas, Parque do Cocó, Parque Adahil Barreto, Parque Rio Branco, Lago Jacarey, Praça Martins Dourado e Praça Leonan Onofre. Após a reforma, o Polo de Lazer da Sargento Hermínio também será beneficiado.

“Queremos, primeiro, implantar na cultura da Cidade a separação do lixo para, depois, aprofundarmos o trabalho, com a divisão por cada tipo de material”, explica Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma.

As lixeiras fazem parte do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, no Programa Reciclando Atitudes. O objetivo é promover processos de reciclagem com a inclusão dos catadores, incentivar a coleta adequada de resíduos e garantir a manutenção da qualidade ambiental e processos sustentáveis de reciclagem.
 
Isso é conquistado através da observação dos aspectos ambiental, social, econômico e energético, com a inclusão dos catadores de Fortaleza. Com isso, a iniciativa colabora para a efetivação de uma Cidade sustentável. O programa atua fundamentado em quatro eixos: sensibilização, articulação, formação e estruturação.
[SAIBAMAIS2]
 
Nos três Centros de Triagem (Bonsucesso, Jangurussu e Vila União), os catadores separam cada tipo de resíduo reciclável, para dar a destinação adequada. Já os resíduos úmidos (cascas de frutas, restos de comida) são encaminhados diretamente ao aterro sanitário, em Caucaia. Por conta desse trabalho de beneficiamento prévio que os profissionais da reciclagem fazem, não é necessário dividir os vários tipos de lixo seco.
 
Redação O POVO Online 

TAGS