PUBLICIDADE
Notícias

Ceará reduz em 27% total de vítimas fatais no trânsito

Números foi divulgados no Pacto Pela Paz no Trânsito e são referentes ao período de janeiro a abril

17:31 | 03/06/2015
O Ceará apresentou redução de 27% nos acidentes com vítimas fatais entre janeiro e abril deste ano, se comparado ao mesmo período de 2014. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), houve queda de 175 para 128 em óbitos nos acidentes com carros. Redução também quanto à óbitos envolvendo motociclistas, de 113 para 67.

Os números foram divulgados durante reunião, hoje, do Pacto Pela Paz no Trânsito, que envolveu órgãos de trânsito, mobilidade urbana, segurança e saúde. Foi estabelecido um plano estadual pela conscientização e redução de acidentes de trânsito com a participação social e debatida a criação de órgãos municipais de trânsito.  Dos 184 municípios cearenses, 68% não possuem órgãos específicos, conforme prevê o Código Nacional de Trânsito.

"Vamos organizar um plano de trânsito a exemplo do 'Plano de Convivência com a Seca', criado e idealizado na gestão do governador Camilo Santana - que estabelece ações propositivas e efetivas para a convivência com a estiagem e a falta de chuvas no Interior do Estado -, a curto, médio e longo prazo", destacou o chefe de gabinete do Governador Camilo Santana, Élcio Batista.

Algumas das pautas discutidas no encontro:

- Campanha publicitária preventiva, com foco especial no perfil mais jovem dos acidentados

- Cruzamento de dados entre Detran, AMC e IJF, e relação entre moradia da vítima e local do acidente

- Proposição de ato simbólico pela paz no trânsito para autoridades e sociedade

- Sinalização preventiva de acidentes e específica com valores das multas em placas luminosas

- Criação de aplicativo para uso em celulares com intuito de prevenção de acidentes
 
 
Redação O POVO Online 
TAGS