PUBLICIDADE
Notícias

Ceará é o 4° estado com mais adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, aponta Ipea

O Sudeste é a região com maior concentração desses adolescentes, seguida do Nordeste. Juntas, as regiões têm 75% dos adolescentes em restrição de liberdade

12:58 | 16/06/2015
NULL
NULL

O Ceará ficou em 4° lugar, em 2012, no ranking de maior número de adolescentes em medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade, segundo a Nota Técnica ''O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal’’ apresentada pelo Instituto de Economia Aplicada (Ipea), nesta terça-feira, 16, em Brasília. São Paulo lidera a lista, seguido de Minas Gerais e Pernambuco.

O estudo feito pelas pesquisadoras Enid Rocha Andrade Silva e Raissa Menezes de Oliveira , da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) , apresenta um recorte de quem são os adolescentes em conflito com a lei cumprindo penas com restrição de liberdades. O Ipea aponta que, em 2013, 5% eram do sexo masculino e 60% deles tinham idade entre 16 e 18 anos.

A maior concentração desses adolescentes que cumprem medidas socioeducativas está no Sudeste, seguida da região Nordeste, que, em conjunto, concentram mais de 75% dos adolescentes em restrição de liberdade. A região Sul reunia, em 2012, 11% dos adolescentes, as regiões Centro-Oeste e Norte detinham 6%, respectivamente.

Segundo o mapa, existiam um total de 23, 1 mil adolescentes privados de liberdade no Brasil, em 2013. Do total, 64% (15,2 mil) cumpriam a medida de internação, a mais severa de todas. Segundo as autoras, isso indica que a aplicação das medidas não correspondem com a gravidade dos atos cometidos.

Para Enid e Raíssa, para combater a violência e criminalidade é necessária a promoção dos direitos fundamentais, “como o direito à vida e dos direitos sociais preconizados na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente, de educação, profissionalização, saúde, esporte, cultura, lazer, e viver em família”.

Infrações
Nos últimos três anos, roubo, furto e envolvimento com o tráfico de drogas foram as infrações mais comuns praticadas pelos adolescentes, conforme . Em 2013, cerca de 40% deles respondiam pela infração de roubo, 3,4% por furto e 23,5% por tráfico. Homicídios correspondiam a 8,75%; latrocínio – roubo seguido de morte – 1,9%, lesão corporal 0,9% e estupro 1,1%.

 

Serviço

Pesquisa Ipea no site

Redação O POVO Online
TAGS