PUBLICIDADE
Notícias

Casarão histórico de Fortaleza será demolido até sábado

Conforme O POVO Online apurou, o casarão histórico dará lugar a uma torre comercial da Construtora Reata. Empresa ainda não se posicionou

14:57 | 26/06/2015
NULL
NULL
Mais um pedaço histórico de Fortaleza está com dias contados. Neste caso, mais especificamente, são apenas algumas horas, já que o casarão onde funcionava a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público do Estado do Ceará deve ser demolido até este sábado, 27.

O POVO esteve no local e viu a máquina responsável pela tarefa, estacionada no endereço, que fica na avenida Santos Dumont (com Barão de Aracati), nº 1350, na Aldeota.

A Promotoria está sendo transferida para o bairro Parquelândia. A mudança foi iniciada no último dia 18, e, durante o processo, atividades que envolvem serviço de protocolo e atendimento ao público nos casos de urgência estão sendo desenvolvidas no endereço da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), no bairro José Bonifácio.

Conforme O POVO Online apurou, o casarão histórico dará lugar a uma torre comercial da Construtora Reata. A reportagem entrou em contato com a empresa, mas o responsável não estava. A assessoria da construtora informou que se posicionará em breve.

História
O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte, conta que o imóvel é uma antiga casa da década de 1930-1940, de família abastada da Aldeota. “É um edifício remanescente do processo de escoação da cidade para o Leste, um dos poucos imóveis da chamada ‘primeira Aldeota’”.

Romeu esclarece ainda que o casarão não é tombado, mas lamenta a falta de “um inventário da arquitetura de interesse da cidade para permitir negociações que possibilitem a coexistência desses tipos de arquiteturas com novos edifícios ”. O professor reforça que a “relação com o novo e antigo acontece em todo lugar do mundo”.

Para Romeu, a demolição é desnecessária, “já que o tamanho do terreno permitiria que o casarão fosse conservado para uso de atividades do próprio prédio a ser construído”.

Prédio alugado
Segundo a promotora Isabel Porto, a transferência ocorreu porque o prédio era alugado, e a proprietária solicitou a devolução. Demais atividades permanecerão paralisadas até que a mudança completa seja concluída.

A data prevista para inauguração do novo prédio da Promotoria é 10 de julho deste ano, com reinício dos trabalhos no dia 13 de julho.

Redação O POVO Online
TAGS