PUBLICIDADE
Notícias

Apagão atinge Fortaleza nesta quarta

Em nota enviada ao O POVO, a Coelce afirmou que o apagão ocorreu devido a uma falha em uma subestação da Chesf. De acordo com a Companhia, o abastecimento de energia já foi totalmente restabelecido

18:26 | 10/06/2015
NULL
NULL

Atualizada às 20h47min

Um apagão, com duração de aproximadamente uma hora, atingiu vários bairros de Fortaleza e alguns pontos da Região Metropolitana da Capital no fim da tarde desta quarta-feira, 10.

%2b Veja galeria de imagens do apagão

Em nota enviada ao O POVO Online, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) afirmou que o apagão ocorreu devido a uma "falha em uma subestação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf)", mas o abastecimento já foi totalmente restabelecido.

De acordo com balanço parcial da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), a primeira queda de energia, com duração de cerca de 10 minutos, registrada por volta das 17h10min, teria afetado cerca de 50 semáforos. O apagão posterior, no entanto, de maior duração, teria comprometido o funcionamento de quase toda a rede semafórica, que deve ser restabelecido aos poucos.

Confira íntegra da nota enviada pela AMC ao O POVO:

"Em virtude da queda de energia que atingiu Fortaleza e Região Metropolitana, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que o funcionamento de praticamente toda a rede semafórica, composta por cerca de 700 semáforos, ficou comprometido pelo incidente. Com o restabelecimento da energia, os equipamentos estão voltando a funcionar aos poucos. Enquanto isso, agentes de trânsito atuam nos pontos mais críticos, com maior volume de tráfego, visando a garantir a segurança de condutores e pedestres.

Segundo balanço feito pelo Controle de Tráfego em Área e Fortaleza (Ctafor), aproximadamente 100 semáforos apresentam problemas neste momento, mas as equipes de manutenção em campo já providenciam os reparos. A previsão é de que a situação esteja normalizada até meia-noite.

Diante da circunstância, o órgão reitera que os motoristas redobrem a atenção e cuidado ao passar pelos cruzamentos. Em casos de ocorrências, a orientação é entrar em contato com a AMC através do 190".

[FOTO2]

Acidente

Um acidente provocou um tombamento na avenida Desembargador Moreira, próximo à avenida Santos Dumont. Um veículo modelo Toyota Etios ficou capotado no meio da via durante algum tempo. Segundo a AMC, os motoristas envolvidos na colisão não tiveram ferimentos.

Municípios e Região Metropolitana

Além de Fortaleza, leitores também relataram queda e oscilação de energia em alguns pontos da Região Metropolitana, como Maracanaú e Eusébio.    

Outros leitores também confirmaram a falta de abastecimento na região do Maciço de Baturité. 

Ligações

Além da falta de energia, leitores também relataram dificuldades em efetuar ligações de algumas operadoras nesta tarde. Em alguns casos, a chamada não completava, sinalizando linha ocupada.

Auxílio

Por conta do trânsito caótico formado após o apagar de quase todos os semáforos, algumas pessoas tentavam auxiliar na fluência do tráfego pelas ruas de Fortaleza.

Segundo informações de uma leitora, frentistas de um posto de combustível procuravam organizar o fluxo no cruzamento das avenidas Dom Luís com Virgílio Távora. Outra ação semelhante foi registrada próximo à Igreja da Glória, no bairro Cidade dos Funcionários.

Confira o vídeo: 

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online com informações da repórter Viviane Sobral
TAGS