PUBLICIDADE
Notícias

AMC apreende 1.704 veículos nos primeiros cinco meses deste ano

A média mensal foi de cerca de 340 carros. Os veículos foram flagrados obstruindo vias, dificultando circulação ou trafegando com licenciamento atrasado

20:45 | 18/06/2015
Um total de 1.704 veículos foram apreendidos pela Autarquia Municipal de Trânsito Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) por estacionamento irregular nos cinco primeiros meses deste ano. Seja sobre o passeio, no canteiro central ou em local proibido, os estacionamentos compromete a segurança do tráfego e a fluidez viária. 

A Prefeitura realiza diariamente operações para apreender veículos que estejam obstruindo vias, dificultando a circulação ou ainda quando trafegam com licenciamento atrasado ou estão sendo conduzidos por condutores desabilitados. De janeiro a maio deste ano, a AMC apreendeu uma média de 340 veículos mensais.

A fiscalização contínua, que resultou na remoção dos veículos, percorreu diversas áreas da cidade com o auxílio de seis reboques. Em bairros como Aldeota, Fátima, Dionísio Torres, Montese, Parangaba e Centro, as apreensões aconteceram em virtude do cometimento de infrações relacionadas a estacionamento, previstas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Tais infrações podem ser de natureza leve, média ou grave e têm como medida administrativa a remoção. Já o valor da multa varia de R$ 53,20 a R$ 127,69.

Segundo Disraelli Brasil, chefe do Núcleo de Operações da AMC, grande parte dos veículos rebocados também é reflexo do trabalho ostensivo desenvolvido em parceria com a Polícia Militar nas demais regiões da Capital. “A soma de esforços objetiva retirar de circulação motoristas e veículos irregulares, com alguma pendência referente à documentação e habilitação, contribuindo, inclusive, para a redução de acidentes”, explica.

O agente acrescenta que cerca de 90% dos veículos apreendidos nestas ações integradas são motocicletas, muitas vezes conduzidas por jovens menores de idade ou motoristas sem habilitação. A PM atua fazendo a abordagem de pessoas em situações suspeitas que na maioria das vezes utilizam veículos de duas rodas para o cometimento de delitos.

As operações ocorrem diariamente em todos os turnos, sendo intensificadas a partir das quintas-feiras. Os veículos apreendidos são encaminhados ao depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na Maraponga e só podem ser liberados após 72 horas mediante o pagamento das taxas em atraso.
 
Redação O POVO Online 
TAGS