PUBLICIDADE
Notícias

Vereador Deodato Ramalho (PT) diz que ação quer desestabilizar AMC

Câmara Municipal aprova, em primeira discussão, projeto que estende atuação da Guarda Municipal para ordenação do trânsito. Oposição acusa governo de querer desestabilizar AMC

18:20 | 20/05/2015
Para o vereador Deodato Ramalho (PT), a ampliação das funções dos guardas municipais para atuarem como agentes de trânsito, em Fortaleza, visa desestabilizar a categoria. “Os agentes da AMC são um dos poucos seguimentos que têm feito questionamentos e resistido às ações do Governo”, aponta.  O projeto de lei complementar 13/2015, de iniciativa do Executivo, altera o artigo 51 da lei complementar 176/2014. 

Por 25 votos favoráveis e quatro contrários, a aprovação da lei aconteceu na manhã desta quarta. De acordo com o vereador Evaldo Lima, líder do governo na Câmara, a votação serviu para adequar a Legislação Municipal à Federal. “O objetivo principal é levar uma melhoria da mobilidade urbana na Capital”, avalia ele.

O agente Augusto Júnior, suplente da direção do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza afirmou que o projeto é uma forma tornar mais precário o trabalho de fiscalização de trânsito e vai de encontro com a Constituição Federal.
 
Segundo Lima, após a aprovação da Lei, os agentes da AMC devem continuar com as mesmas funções. "Temos desafios objetivos relacionados à melhoria da fluidez dos trânsito, especialmente nos corredores exclusivos de ônibus, no respeito às ciclofaixas e ciclovias da cidade. Com a lei, teremos mais agentes com capacitação de atuar", avalia.
 
Além de Deodato Ramalho, os vereadores João Alfredo (PSOL) e Toinha Rocha (PSOL) também se posicionaram contrários ao projeto. Segundo, eles, a matéria é inconstitucional. Os parlamentares destacaram que a alteração extrapola as competências determinadas constitucionalmente para a Guarda Municipal e entra em atribuições do órgão de trânsito existente, no caso, da Autarquia Municipal de Trânsito. 
 

Redação O POVO Online

TAGS