PUBLICIDADE
Notícias

Decisão de abrir processo de tombamento da Praça Portugal é adiada

Copahc apresentou um parecer técnico contrário ao tombamento do equipamento, mas os conselheiros pediram mais tempo para analisar a extensa documentação

12:49 | 27/05/2015
NULL
NULL

Atualizada às 19h10min

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) se reuniu, na manhã desta quarta-feira, 27, com integrantes do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa) para discutir a possível abertura do processo de tombamento da Praça Portugal em nível estadual. O processo, no entanto, deverá discutido em nova reunião, na manhã do dia 17 de junho.

A Coordenadoria de Patrimônio Histórico Cultural (Copahc) apresentou um parecer técnico contra o tombamento do equipamento, mas os conselheiros pediram mais tempo para analisar a extensa documentação. A representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CE), Márcia Miranda Sampaio, foi quem pediu vistas do processo.

Caso o estudo para tombamento da praça seja aprovado na próxima reunião, a decisão é tomada em até um ano, depois da escolha de três relatores. Se o processo for aberto, nenhuma intervenção na praça poderá ser feita até o resultado. No entanto, o conselho poder decidir não abrir o estudo, arquivando o processo.

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, em 2014, projeto para criar um cruzamento no local onde está a praça. A obra, segundo anunciado à época, seria necessária para garantir o fluxo no Binário das avenidas Dom Luís e Santos Dumont.

O IAB-CE não aceita as modificações na praça e defende que o desenho circular é um símbolo inconteste. ''Com a implantação dessa proposta, o que se observará será a fragmentação de um espaço outrora integrador na paisagem urbana e a consequente descaracterização de um dos poucos redutos bucólicos da cidade”, completou o instituto.

Redação O POVO Online com informações da repórter Thaís Brito
TAGS