PUBLICIDADE
Notícias

Após contaminação da água, Cagece retoma cobrança

Novos exames comprovaram qualidade da água. Justiça determinou que cobrança fosse feita após desperdício por parte da população

18:21 | 28/05/2015

Um ano e meio após decisão judicial que determinava tratamento de água em Pacatuba (por causa de contaminação) e suspensão da cobrança da taxa de água e esgoto, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) começará a cobrar novamente os clientes do município. Outra decisão da Justiça posibilitou a retomada da cobrança, ao ser constatada a comprovação da qualidade da água e desperdício por parte da população (aumento de 64,2% no consumo per capita).

 


Ainda no final de 2009, moradores identificaram sinais de contaminação e encaminharam abaixo-assinado à Câmara Municipal. Uma análise laboratorial da Vigilância Sanitária identificou presença de bactérias causadoras de diarreia. Atualmente, após outros exames laboratoriais apresentados pela Cagece, a água ofertada na cidade encontra-se dentro dos padrões bacteriológicos e atende o estabelecido na portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

 

Entre os anos de 2010 e 2014, a Companhia afirma que investiu R$ 2,7 milhões no tratamento de água e esgoto de Pacatuba. Foram realizadas ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, construção de novos filtros, substituição de parte da rede de esgotamento, contratação de pessoal, entre outras melhorias.

 

 

Para tirar dúvidas da população e orientar sobre o consumo responsável da água, a Companhia realiza nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, na Praça da Juventude, uma ação de cidadania por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social. O atendimento 24 horas pode ser feito pelo telefone 0800.275.0195.

 

 

Redação O POVO Online 

TAGS