PUBLICIDADE
Notícias

Vacinação contra gripe no Ceará deve imunizar mais de 1,6 milhão de pessoas

A meta do Ministério da Saúde para todo o país é imunizar 49,7 milhões de pessoas até o dia 22. A vacina pode reduzir as hospitalizações por pneumonias e a mortalidade por complicações da influenza

15:50 | 30/04/2015
NULL
NULL

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, 30, a 17ª Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015. A ação que começa na próxima segunda-feira, 4, e vai até o dia 22 de maio disponibilizará 2 milhões de doses ao Estado do Ceará, que terá como meta a vacinação de mais de 1,6 milhão de pessoas que fazem parte do grupo prioritário por ter risco para complicações pela doença.

Em todo o país, 49,7 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Para isso, serão distribuídas 54 milhões de doses. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo até o fim da campanha, em 22 de maio.

[SAIBAMAIS1]

Público

O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

Além desses, serão vacinadas aindapessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Prevenção

A vacina é uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Vacinação

Para a ação,  é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

 

Redação O POVO Online

 

TAGS