Retirada de óleo vegetal, na Praia do Mucuripe, deve durar cinco dias

A remoção do óleo no mar já foi concluída por empresa especializada e o trabalho de remoção do óleo que chegou à faixa de areia e pedras na praia está em andamento. A expectativa é de que seja concluído nos próximos cinco dias - segundo informou a GME em nota enviada ao O POVO Online.
Técnicos da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visitaram o local.
[SAIBAMAIS2]
"O óleo é biodegradável. O Ibama solicitou que seja feita a retirada o mais rápido possível. E eles (empresa) estão com todo esforço para fazer isso. O instituto fez ontem (terça-feira), inclusive, um levantamento para apurar se houve dano turístico. Conversamos com as pessoas que praticam surf na região e com os vendedores de produtos alimentícios", afirmou Ronfran Ribeiro - responsável pela Divisão Técnica do Ibama.
A limpeza está sendo executada por uma equipe no local com remoção direta nos pontos atingidos pelo produto (areia e rochas), de forma manual e cuidadosa, para evitar danos ao meio ambiente. O material recolhido - óleo vegetal alimentício e areia - está sendo armazenado para posterior destinação, de acordo com legislação vigente. A GME ainda informou que o trabalho de limpeza está sendo acompanhado por fiscalização sanitária e ambiental acionada pela empresa.
Redação O POVO Online