PUBLICIDADE
Notícias

RC quer lançar edital de carros elétricos compartilhados até fim do ano

De acordo com o prefeito, uma das preocupações é com a produção dos veículos no País, mas que pretende implantar o sistema, "nem que seja um piloto"

18:01 | 01/04/2015
NULL
NULL
O prefeito Roberto Cláudio (Pros) quer lançar edital para o compartilhamento de carros elétricos em Fortaleza no segundo semestre deste ano. A informação foi repassada após o evento 120i, promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO, na tarde desta quarta-feira, 1º, no Espaço O POVO de Cultura e Arte.

De acordo com o prefeito, há mais de uma marca em estudo. "A preocupação é produção no Brasil, porque a legislação pra importação de carro é complicada. Estamos vendo preços, estudando rotas e avaliando todo o cenário", explicou. 

[SAIBAMAIS 2]"Pensamos se adquirimos o carro, se o concessionário compra, entre outros detalhes", acrescentou. Segundo RC, a Prefeitura avalia ainda qual a motivação do projeto: "se é retirar carro da rua, é garantir maior rotatividade, é fazer o vínculo casa com o trabalho", citou. "Estou decidido a fazer, nem que seja um piloto", concluiu.

Em fevereiro, Roberto Cláudio esteve em Paris, França, onde conheceu os programas de compartilhamento de carros elétricos da região, que funciona há três anos. 

Na capital francesa, o modelo conhecido como Autolib possui 900 estações de carros compartilhados. O sistema funciona com 3.000 veículos elétricos e mais de 75 mil usuários cadastrados, realizando uma média de 15 mil viagens por dia, o que dá uma média de cinco viagens por veículo. 

Gestão de resíduos sólidos
O tema do 120i foi a mudança na gestão do lixo em Fortaleza, oportunidade em que o prefeito expôs o Programa de Ações Para Gestão de Resíduos Sólidos, que foi apresentado no dia 13 de março na Câmara Municipal de Fortaleza e deve ser votado ainda este mês.

Leia mais:
%2b Aplicativo de celular permitirá que população denuncie pontos de lixo
 Erros da Prefeitura levam à destinação irregular do lixo, diz RC
 Apoio da população é imprescindível para combate a rampas de lixo
 
O projeto prevê multas mais caras e punições mais rígidas para estabelecimentos que jogam lixo na rua. Empresas que cometerem irregularidades na destinação dos resíduos poderão até ter alvará cassado e ter os estabelecimentos lacrados. Atualmente, há 1,8 mil rampas de lixo catalogadas no Município.

Redação O POVO Online
TAGS