PUBLICIDADE
Notícias

Índios são detidos em ocupação em Caucaia

A ocupação indígena no distrito de Japuara aconteceu no último dia 30. Três índios foram detidos, mas já foram liberados. Entre eles, o cacique da tribo

19:52 | 02/04/2015
Atualizada às 20h51min
Três índios da tribo Anacé foram detidos no início da tarde desta quinta, 2, em uma ocupação no distrito de Japuara, município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Entre os presos, estava o cacique da tribo, Antônio Anacé.  A acusação é de ocupação ilegal do terreno. A Fundação Nacional dos Índios (Funai) forneceu apoio, com advogados. Os índios foram liberados no fim da tarde.

Segundo Climério Anacé, neto do cacique, a ocupação segue com cerca de 200 pessoas no local. De acordo com relatos, a Polícia teria destruído o acampamento e mulheres e crianças foram tratadas com truculência. O deputado estadual Renato Roseno (Psol) denunciou o fato para a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará e o advogado do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) está acompanhando os indígenas.

Os índios Anacé estão em retomada da região conhecida como Japuara, em Caucaia, desde o dia 30 de março. Segundo integrantes do grupo, a terra é tradicionalmente de ocupação indígena e hoje está sob posse de especuladores. A região está incluída nas promessas de demarcação do Governo Federal, mas ainda depende de homologação.
 
De acordo com o inspetor Thiago, da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), os índios foram levados até a unidade policial pelo policiamento de Caucaia, mas prestaram depoimento e foram liberados. Um homem que seria o proprietário da terra se apresentou na delegacia com documentos. Um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ceará, também esteve no local.
De acordo com os policiais, a desocupação não foi realizada pelo Batalhão de Choque, como de prache, mas pelo próprio policiamento da Caucaia.
 
Redação O POVO Online, com informações da repórter Jéssika Sisnando

TAGS