PUBLICIDADE
Notícias

Construção de túneis bloqueia trânsito e muda itinerários de ônibus no Cocó

Nenhuma linha que segue no sentido do Papicu/Iguatemi vai sofrer alteração. Os desvios ocorrem até a conclusão da obra e liberação do tráfego

13:59 | 29/04/2015
NULL
NULL

As obras do túnel da avenida Engenheiro Santana Júnior sob a avenida Padre Antônio Tomás, no bairro Cocó, serão iniciadas nesta quinta-feira, 30. A intervenção integra a etapa final de implantação do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Papicu, conforme a Prefeitura Municipal de Fortaleza. A previsão é que o túnel seja concluído até o segundo semestre de 2016.

Na primeira fase, haverá remoção de interferências subterrâneas e preparação do canteiro central naquela área. Um total de R$ 25 milhões, oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será destinado para a implantação de um túnel de 210 metros de extensão e 23 metros de largura no cruzamento das vias, com três faixas de tráfego por sentido (sendo uma delas destinada para a circulação exclusiva de ônibus), requalificação do canteiro central, drenagem, terraplanagem e nova pavimentação.

Segundo a Prefeitura, a travessia de pedestres será feita por meio de seis pontos de faixas para passagem, com a implantação ainda de ciclofaixas compartilhadas com os passeios, árvores e nova iluminação. Os semáforos na interseção de vias serão eliminados para o fluxo do transporte público ser expresso (ligando a Cidade dos Funcionários ao Papicu e o Centro à Cidade 200).

Outro túnel será construído,a  partir de maio, entre a avenida Padre Antônio Tomás sob a Via Expressa (100 metros da outra intervenção).
Trânsito
Na primeira etapa da obra, que deve ser iniciada ao longo de maio, começará a construção das paredes do túnel. Haverá um bloqueio na av. Padre Antônio Tomás no sentido Centro, entre a av. Eng. Santana Júnior e a av. Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa).

Para acessar a avenida Pe. Antônio Tomás, os condutores que trafegam no sentido Cidade 2000/Centro devem utilizar a rua Andrade Furtado, Júlio Azevedo, Bento Albuquerquer e Via Expressa (uma das faixas vai permitir a conversão à direita livre chegando na avenida. Pe. Antônio Tmás).

Os usuários da av. Eng. Santana Júnior no sentido Papicu/Centro não poderão mais dobrar à direita na av. Padre Antônio Tomás. Assim, a opção é entrar antes na rua Bento Albuquerque, esquerda na Via Expressa e à direita na av. Padre Antônio Tomás.

Três linhas de ônibus serão alteradas:
028 – Antônio Bezerra/Papicu
098- Expresso Antônio Antônio Bezerra
032 - Av. Borges de Melo 2

Nenhuma linha que segue no sentido do Papicu/Iguatemi vai sofrer alteração. Os devios ocorrem até a conclusão da obra e liberação do tráfego.

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online
TAGS