PUBLICIDADE
Notícias

Campanha de vacinação segue até sábado

Pessoas com faixa etárea de 5 a 29 anos são o alvo da campanha que imunizou 583 mil pessoas em Fortaleza nas últimas quatro semanas

20:03 | 16/04/2015
NULL
NULL
Após quatro semanas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) finaliza no próximo sábado, 18, a campanha de vacinação contra o sarampo que  tem por meta vacinar 1.125.085 pessoas da faixa etária de cinco a 29 anos. Até ontem, na campanha com o tema “Sarampo mata: única prevenção é a vacina”, foram imunizada 583 mil pessoas em Fortaleza. O número representa cerca de 52% da meta. De acordo com SMS o número deverá chegar a 60%.
 
"Estamos a cerca de 110 dias sem casos de sarampo em crianças de até cinco anos de idade. A doença deslocou para uma nova faixa etária, que agora queremos proteger", detalha Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da SMS. Para Soldatelli a meta deve ser alcançada até o fim do mês de abril, e para isso ela salienta a importância de procurar pela dose extra da vacina dupla viral, que imuniza contra o sarampo e a rubéola, disponível em qualquer posto de saúde da rede pública de saúde.
 
Somente este ano, foram confirmados 95 casos de sarampo no Ceará, sendo 37 casos em Fortaleza. O número, de acordo com a coordenadora, é preocupante, mas apresenta uma melhora em relação ao mesmo período do ano anterior. "Se houver um caso é preocupante. E é preciso procurar assistência médica logo, porque os primeiros sintomas podem ser confundidos com gripe. Mas sarampo é grave. Sarampo pode causar cegueira, problemas cardíacos, e levar à morte", pontua.
 
A coordenadora ainda salienta que, se existe a dúvida se já tomou ou não a vacina contra o sarampo, é melhor que tome. "No caso do sarampo, não há problema de repetir a imunização. É melhor que se tome outra vez a ficar sem tomar", afirma.
 
Outras vacinas
Pessoas que têm alergia a ovo não devem tomar as vacinas, mas a coordenadora explica que nem toda leve reação alérgica, pode ser motivo para não vacinação. "A alergia a ovo que impede a vacinação é quando a pessoa come o ovo e tem um choque anafilático. Algumas vacinas usam o ovo embrionário em sua composição e quem tem alergia grave vai reagir a vacina", orienta.
 
É comum que, passados os primeiro anos vida em que o número de vacinas é maior, se perca o cartão de vacinação e, com ele, o acompanhamento das imunizações às diversas doenças que podem e devem ser prevenidas com vacinas. Soldatelli define o cartão como uma "certificação de saúde" que deve ser guardado e, se não, refeito em uma unidade de saúde.
 
Aos adultos que, por vezes, negligenciam a vacinação é importante lembrar de algumas vacinas que ainda devem ser tomadas mesmo quando adultos.
O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança.
As mulheres que pretendem ter filhos, que não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar, já que a rubéola é bastante perigosa quando acomete gestantes, podendo causar deformidade no feto. Para gestante, as vacinas são contra indicadas. E, mais recentemente, a DTPA é recomendada para mulheres na 27ª semana de gestação.
 
Para estar imunizado contra a hepatite é preciso ter tomado três doses até os 19 anos. Se não, o adulto deverá tomar duas doses da vacina até os 49 anos. A vacina contra a hepatite pode prevenir cancêr de fígado. Outra vacina que também tem relação na prevenção de cancêr é a de HPV, que pode ser tomada gratuitamente na rede pública em três doses, com intervalos de seis meses, por meninas entre 9 e 13 anos.
 
Já que pode causar alguns efeitos colaterais, a vacinação contra febre amarela fica restrita a pessoas que moram ou irão viajar para o interior da região Norte e Centro-Oeste do País.
 
Campanhas fixas de vacinação da rede pública
Sarampo e HPV (1ª doses) em março, Influenza (gripe) em maio, poliomielite e hepatite em agosto, HPV (2ª dose). 
Redação O POVO Online 

TAGS